Conteúdos e Bibliografias

ABEPSS ITINERANTE – 3ª EDIÇÃO
Os Fundamentos do Serviço Social em debate:
Formação e Trabalho Profissional


Unidade I: O processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS na particularidade da sociedade brasileira frente às atuais transformações societárias.
 
 
1.1 A construção das Diretrizes Curriculares de 1996 como resultado do acúmulo teórico-político no processo de intenção de ruptura com o conservadorismo profissional.
1.2 Serviço Social como profissão e área de conhecimento: uma totalidade histórica socialmente determinada com uma função na história.
1.3 Fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético-políticos: unidade história, teoria e método;
1.4 A indissociabilidade das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social.
1.5 As Diretrizes Curriculares de 1996 sob a política privatista de educação superior: tendências e desafios contemporâneos com destaque para o EaD.

 
 
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA:

ABESS/CEDPSS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. (Com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 08 de novembro de 1996). Formação Profissional: Trajetórias e Desafios. Cadernos ABESS, São Paulo, n. 07, p. 58-76, 1997. Edição Especial.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MEC-SESU-CONESS, Comissão de Especialistas de Ensino em Serviço Social. In: Diretrizes Curriculares. Brasília, DF, 1999.
MEC-SESU. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Serviço Social.  Brasília 2001.
IAMAMOTO, Marilda. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Cortez, n 120. 2014.
CARDOSO, Franci Gomes. As novas diretrizes curriculares para a formação profissional do assistente social: principais polêmicas e desafios. Temporalis, Brasília, DF, n. 2, 2000.
KOIKE, Marieta. Formação Profissional em Serviço Social: exigências atuais. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.
ABEPSS. Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social: sobre o processo de implementação. Revista Temporalis, n. 14. São Luiz (MA), jul-dez 2007.
ABESS. Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional. Cadernos ABESS, n. 04, Cortez: São Paulo, 1995.
PEREIRA. Larissa Dahmer; FERREIRA, Andreza Telles dos Santos; SOUZA, Andréa Cristina Viana. Análise Comparativa entra a Expansão dos Cursos de Serviço Social EaD e Presenciais. Revista Temporalis, n. 27, Brasília, jan/jul 2014.



Unidade II: A concepção dos fundamentos do Serviço Social: principais mediações e desafios da formação e do trabalho profissional.

 
2.1. A concepção de Fundamentos do Serviço Social ancorada na lógica dos núcleos de fundamentação das diretrizes curriculares
2.2. O Estado como principal mediação da formação e do trabalho profissional do assistente social nas transformações contemporâneas;
2.3. O atual padrão de intervenção do Estado e as políticas sociais no enfrentamento da questão social;
2.4. A reconfiguração do mercado de trabalho profissional dos assistentes sociais: precarização, desregulamentação, desespecialização.
2.5. As alterações dos espaços sócio-ocupacionais: competências e atribuições em questão.
 
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA:
IAMAMOTO. Marilda. Os Espaços Sócio-ocupacionais do Assistente Social. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
YAZBEK. Maria Carmelita. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.
IAMAMOTO. Marilda. O Serviço Social na Cena Contemporânea. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.
NETTO, José Paulo. Capitalismo e Barbárie Contemporânea. Argumentum. Vitória (ES). V. 04 n. 01, p. 202 – 222, jan/jun 2012.
RAICHELIS, Raquel. Proteção Social e o Trabalho do Assistente Social: tendências e disputas na conjuntura da crise mundial. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Cortez, n 116. 2013.
IAMAMOTO, Marilda. Projeto Profissional, Espaços Socio-ocupacionais e Trabalho do/a Assistente Social na Atualidade. CFESS. Atribuições Privativas do/a Assistente Social em Questão. 1ª Ed revisada e ampliada. Brasília, 2012.
BEHRING, Elaine Rossetti. Expressões Políticas da Crise e as Novas Configurações do Estado e da Sociedade Civil. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.
 
 
Unidade III: Estratégias de resistência na sustentação do projeto ético-político profissional frente ao avanço do conservadorismo na sociedade e na profissão.

 
3.1. O projeto ético político profissional hegemônico a partir de 1980: a necessidade de sustentação de sua direção na perspectiva da emancipação política e humana no confronto ao conservadorismo na sociedade e na profissão.
3.2. A construção de respostas profissionais coerentes com a direção social estratégica elaborada coletivamente pela profissão.
3.3. Estratégias de enfrentamento e de organização coletiva frente às formas de regulação, gestão e controle do trabalho profissional nos diferentes espaços sócio ocupacionais e do aligeiramento da formação.
3.4. A questão da organização e resistência da classe trabalhadora sob a flexibilização econômica e a fragmentação da classe e de suas lutas.
3.5. A inserção histórica do Serviço Social nas lutas sociais: principais sujeitos das transformações profissionais (ABEPSSS, CFESS/CRESS e ENESSSO), processos de lutas e resistência.
 
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA:
TEIXEIRA, Joaquina Barata; BRAZ, Marcelo. O Projeto Ético-Político do Serviço Social. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.
 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARROCO, Maria Lucia. “Não Passarão!” ofensiva neoconservadora e Serviço Social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Cortez, n. 124. 2015.
NETTO, José Paulo. A Construção do Projeto Ético-político do Serviço Social Frente à Crise Contemporânea. In: Crise Contemporânea, Questão Social e Serviço Social. Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais. Módulo 01. Brasília. CFESS/ABEPSS/DSS e CEAD-UnB, 1999.
GUERRA, Yolanda. O projeto profissional crítico: estratégias de enfrentamento das condições contemporâneas da prática profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Cortez, n. 91. 2007.
RAMOS, Sâmya Rodrigues. A Importância da Articulação entre a ABEPSS, Conjunto CFESS/CRESS e ENESSO para a Construção do Projeto Ético-político do Serviço Social. Temporalis, Brasília, DF, ano 11, n. 22, jul./dez. 2011.
ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Cortez, n. 91. 2007.
SIMIONATTO, Ivete. Expressões Ideoculturais da Crise Capitalista na Atualidade e sua Influência Teórico-prática. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.