Documentos

Com o objetivo de contribuir com o fortalecimento dos programas dos cursos stricto sensu, de Serviço Social, a ABEPSS produziu o documento “Contribuição da ABEPSS para o fortalecimento dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil”, que apresenta subsídios e referências à pós-graduação na área.

Clique aqui e confira o documento.

O documento foi produzido pelas gestões de 2013/2014 e 2015/2016 e é um resultado da sistematização das discussões que foram realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT), sobre pós-graduação/ABEPSS, nos anos de 2013 e 2014.  

A publicação trata de um documento sistemático que, segundo a introdução do próprio, deve ser continuamente debatido entre os diversos sujeitos que constroem os programas de pós-graduação em todo o Brasil.

Com isso, o Serviço Social alcança sua maioridade acadêmica, inscrito como área de conhecimento em meados dos anos 70, emergindo e se estruturando, o que evidencia o avanço na expressiva produção teórica da área, desde os anos 80, gerando uma bibliografia consistente, crítica, vasta, plural e contemporânea.

Resultado da consolidação dos programas de pós-graduação, que amadurecem as pesquisas em nível de mestrado e doutorado.

Clique aqui e confira a “Contribuição da ABEPSS para o fortalecimento dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil”.

Confira também:


"A polêmica sobre o mestrado profissional e a área de Serviço Social - Subsídios à reflexão" - Yolanda Guerra.

Relatório final da pesquisa sobre "A inserção da educação para as relações étnico-raciais no âmbito da pós-graduação na área de Serviço Social nos últimos cinco anos (2017-2022)".

Contribuição da ABEPSS para o fortalecimento dos programas de pós-graduação em Serviço Social no Brasil.