Trabalhos

Apresentações dos Pôsteres - 11h30 as 12h30 - quarta feira
Apresentações dos Pôsteres - 16h30 as 17h30 - quarta feira

Apresentações dos trabalhos orais - 08h00 as 12h30 - quarta feira
Apresentações dos trabalhos orais - 14h00 as 18h30 - quarta feira
Apresentações dos trabalhos orais - 18h30 as 22h00 - quarta feira

Apresentações das Mesas Temáticas Coordenadas - 08h30 as 12h30 - quinta feira

 
Normas para confecção do pôster

1 - Dimensão    
     - 0,90m de largura por 1,20 m de altura 

2 - Título 
     - Deverá ser o mesmo do trabalho enviado 
     - Em letras maiúsculas 
     - Abaixo do título devem aparecer nessa ordem: nome dos/as autores/autoras, nome do apresentador/a (grifado), nome do departamento e instituição; cidade e Estado. 

3 – Conteúdo do pôster 
     - Fonte que permita leitura a 2 metros de distância 

4 - Materiais adicionais recomendados: 
     - Preparar um resumo um pouco mais detalhado do que o apresentado ou mesmo cópias reduzidas do pôster para distribuir aos/às interessados/as 
     - Disponibilizar cópias de nomes e endereços dos/as autores/as

SOBRE O ENVIO E A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação em comunicação oral, pôster e mesas temáticas coordenadas, deverão ser encaminhados à Secretaria do XV ENPESS até o dia 02 de maio 2016, via on-line em formulário específico, disponibilizado na página do evento.

Cada pesquisador poderá submeter até dois trabalhos, sendo um individual e um coletivo, ou, dois coletivos em qualquer das modalidades destinadas a este fim (comunicação oral e/ou pôster ou mesa temática coordenada), indicando a modalidade e o apresentador de cada trabalho no momento do envio do mesmo para a submissão. E cada trabalho poderá conter até 05 autores.

Para que o trabalho seja apresentado e publicado no CD-ROOM pelo menos um dos autores deve estar com a inscrição efetuada e paga até o dia 30/08/2016.

Orientações para o envio dos trabalhos para apresentação em comunicação oral, pôster e mesas temáticas coordenadas.

Mesas Temáticas Coordenadas: constituídas e organizadas por um coordenador que propõe a mesa, reunindo trabalhos de um ou mais grupos temáticos ou redes de pesquisa com a indicação de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) expositores de trabalhos. O envio da proposta da mesa deverá constar: tema, os dados dos participantes, a indicação do coordenador, a ementa de 500 caracteres com espaço e os trabalhos dos participantes da mesas. A inscrição ocorrerá mediante o preenchimento do formulário on-line disponível no link de inscrição, na página do evento. Os trabalhos dos participantes da mesa devem ser salvos em espaço próprio disponível na página, observando-se em relação a cada um, as normas para apresentação de trabalhos especificadas abaixo.

Comunicação Oral e Pôster: Além dos seus dados os autores devem preencher no formulário de envio de trabalhos, as informações abaixo:

Modalidades de pesquisa:
Ensaio teórico, pesquisa empírica ou teórica realizada ou em andamento nos últimos 5 anos.
Resultado de:
. Iniciação Científica
. TCC
. Pesquisa em exercício profissional
. Projeto de Extensão
. Dissertação
. Tese
. Pós doutorado
. E outras

Eixos Temáticos: Na inscrição on line do trabalho cada pesquisador/a deverá definir o eixo  temático e a ênfase aos quais seu trabalho está vinculado conforme opções abaixo especificadas:

?    Trabalho, Questão Social e Serviço Social
o    Trabalho, questão social e serviço social – fundamentos
o    Transformações contemporâneas no mundo do trabalho e suas repercussões no trabalho profissional da e do assistente social
o    Relações de trabalho - organização, gestão e exploração da força de trabalho
o    Trabalho, direitos e lutas de classes
o    Trabalho e expressões da questão social

?    Serviço Social, fundamentos, formação e trabalho profissional
o    Fundamentos históricos e teórico-metodológicos
o    Formação profissional
o    Trabalho profissional

?    Política Social e Serviço Social
o    Crise, trabalho e tendências contemporâneas das políticas sociais no capitalismo
o    Fundo Público e Orçamento das Políticas Sociais
o    Lutais sociais e Controle Democrático nas políticas sociais
o    Desafios a seguridade social no Brasil
o    Política de Educação
o    Políticas para Infância e Juventude
o    Políticas de trabalho e geração de renda

?    Movimentos Sociais e Serviço Social:
o    Movimentos Sociais e lutas de classes – contexto nacional e internacional
o    Serviço Social e Movimentos Sociais: pesquisa teórica e profissional
o    Estado, políticas sociais e movimentos sociais

?    Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social
o    Ênfase na Questão Agrária
o    Ênfase na Questão Urbana
o    Ênfase na Questão Ambiental

?    Ética, Direitos Humanos e Serviço Social
o    Ética e ética profissional: fundamentos ontológicos e objetivações cotidianas
o    Direitos Humanos: fundamentos históricos e a práxis dos movimentos e das lutas sociais em defesa dos direitos humanos na sociedade contemporânea.
o    Ética, Direitos Humanos e enfrentamento das expressões cotidianas da alienação e da barbárie
o    Direitos Humanos, formação e exercício profissional
o    Ética, formação e exercício profissional.


?    Serviço Social, relações de exploração/opressão de gênero, raça/etnia, geração, sexualidades
o    Relações Patriarcais de gênero
o    Sexualidades, identidades de gênero e direitos
o    Relações étnico-raciais e desigualdades
o    Gerações e contemporaneidade
o    Feminismo e Serviço Social

Devem obedecer ao seguinte formato
(apresentação em comunicação oral, pôster e mesas temáticas coordenadas):
a) a folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho e, para a garantia de anonimato no processo de avaliação, conterá o título do trabalho, nome (s) do (s) autor (es), com respectiva profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço, telefone e e-mail; a vinculação a um eixo temático e subeixo, forma de apresentação (comunicação oral, pôster ou mesa temática coordenada), e indicação do apresentador do trabalho.
b) Os trabalhos, de no mínimo 10 páginas e máximo 12 páginas com bibliografia, devem ser digitados com utilização de editores Word, fonte Arial, corpo 11, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 9 e espaço simples para citações longas, margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm.
c) a primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, o RESUMO de até 100 palavras em português, com a indicação de três a cinco palavras-chave, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o inglês (ABSTRACT) ou espanhol (RESUMEN), com as respectivas palavras-chave (Keywords ou palabras claves); ATENÇÃO: Os textos também podem ser escritos em espanhol, com resumen e palabras claves, e, logo abaixo, sua versão para o inglês (ABSTRACT) ou português (RESUMO), com as respectivas palavras-chave (Keywords ou palavras chaves); 

d) o texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.
e) os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em Redondo (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;
f) um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção.
g) as tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos.
h) cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 Título da tabela. Tabela 2 Título da tabela.
i) com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco.
j) as citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espaçamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

Apresentação de trabalhos:
Comunicação oral: 15 min. de apresentação
Pôster: 5 min. de apresentação
Mesa Temática: 1h30 de apresentação

Avaliação dos trabalhos:
Todos os trabalhos submetidos ao XV ENPESS para apresentação em comunicação oral, pôster ou mesa temática coordenada, serão selecionados pela Comissão Científica com base em pareceres emitidos por pareceristas ad hoc que avaliarão os trabalhos considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:
a) pertinência do trabalho em relação ao Eixo Temático proposto;
b) qualidade linguística: clareza e correção na comunicação;
c) conteúdo: fundamentação teórico-metodológica e contribuição para a produção do conhecimento na área do Serviço Social;
e) forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.

OBS: Os trabalhos serão eliminados em caso de:
1. Identificação do autor – o nome (entenda nome completo) não pode ser identificado.
2. Sem resumo em português, inglês e ou espanhol e palavras chave em português, inglês e ou espanhol.
3. Abaixo de 10 páginas e acima de 12 páginas.

Certificados dos Trabalhos Apresentados:
1. Será emitido um certificado de publicação e outro de apresentação do trabalho contendo o nome de todos os autores. Os autores deverão assinar a presença no ato da apresentação.
2. O certificado será disponibilizado na forma digital no site de evento após a apresentação dos trabalhos. Os certificados ficarão disponíveis por 10 meses no site do evento.

DATAS E PRAZOS PARA ENVIO E RESULTADOS DA AVALIAÇÃO:

02/05/2016 – Prazo final para envio dos trabalhos, sem prorrogação
13/06 a 10/07/2016 - Prazo para análise dos trabalhos e envio dos pareceres (sujeito a alteração).
15/08/2016 – Resultado dos trabalhos aprovados
15/08 a 30/08/2016 – Inscrições dos participantes que terão seus trabalhos publicados nos anais

PUBLICAÇÕES:
Todos os trabalhos submetidos e selecionados para Comunicações Orais, Mesas Temáticas Coordenadas e Exposição de Pôsteres serão publicados em CD-ROOM, tecnicamente cuidado e com ISBN. O CD-Room será entregue a todos os participantes no ato do credenciamento.

Clique aqui para enviar trabalhos!
Voltar