Movimentos Sociais e Serviço Social

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NUPFE) ? UFF/NiteróI

Contato:
Endereço eletrônico: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2764938929934951
 
Objetivo: O NEPFE tem por objetivo desenvolver pesquisas e projetos de extensão na área urbana e de movimentos sociais. Desde 2005 vem desenvolvendo pesquisa que articula o debate da questão urbana, movimentos sociais e Serviço Social, com ênfase nos desafios do Projeto Ético Político do Serviço Social. Também se dedica ao estudo de temas do cotidiano dos segmentos da classe trabalhadora residentes em favelas e em espaços populares. As pesquisas visam produzir conhecimentos sobre diferentes dimensões da vida urbana, assim como dar visibilidade às lutas e às diferentes formas de resistências travadas pelos movimentos sociais urbanos. Desde 2014, o NEPFE vem articulando três dimensões centrais de trabalho: a pesquisa empírica, a extensão universitária e o estudo com ênfase na formação de alunos de graduação e pós-graduação. Para tal, desenvolve grupo de estudo, pesquisa sobre movimentos sociais e Serviço Social, projetos de extensão com movimentos sociais e organiza eventos.
  • Produção bibliográfica
Linhas de Pesquisa:
  1. Cidade, Favela, Cotidiano e Movimentos Sociais Urbanos;
  2. Movimentos Sociais Urbanos e Serviço Social.
A seguir serão elencadas as produções na temática movimentos sociais por pesquisador (as):
 
*Francine Helfreich Coutinho dos Santos: Assistente Social. Professora adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência nas áreas de Família, Assistência Social, Educação e Espaços Populares.
HELFREICH, Francine; BARROS. Camila; OLIVEIRA. Bruno. A experiência do Trabalho do Serviço Social no processo de ocupação e luta do MTST em São Gonçalo. In: II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro, 2016.
 
*Eblin Joseph Farage: Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Educação, Educação Popular, Formação, Favela, movimentos sociais e movimento sindical.
FARAGE, E. J.; Martins, Andreia (Org.); Silva, Eliana Sousa (Org.). A articulação de temas essenciais à educação pública na Maré: segurança pública, desempenho escolar e mobilização. Redes: Rio de Janeiro: 2010.
FARAGE, E. J. Experiências profissionais do Serviço Social nos movimentos sociais urbanos. In: Abramides, Maria Beatriz; Duriguetto, Mariua Lúcia. (Org.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma elação necessária. 1ed. São Paulo: Cortez, 2014, p. 245-262.
FARAGE, E. J.; DIAS, S. Cidade, Movimentos Sociais e Serviço Social: desafios ao projeto ético-político. In: II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro, 2016.
FARAGE, E. J.; Brito, Felipe Mello da Silva; SIMOES, G. Movimentos Sociais Urbanos e o direito à cidade: a experiência do MTST na conquista e ampliação da política pública de direito à moradia. In: XXI Seminário Latinoamericano de Escuelas de Trabajo Social, 2015, Mazatlán.
FARAGE, E. J.; Brito, Felipe Mello da Silva; SIMOES, G. MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS E O DIREITO À CIDADE: A EXPERIÊNCIA DO MTST NA CONQUISTA E AMPLIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE DIREITO À MORADIA. In: III Encontro Internacional e X Encontro Nacional de Política Social, 2015, Vitória. III Encontro Internacional e X Encontro Nacional de Política Social, 2015.
 
*Felipe Mello da Silva Brito: Professor Adjunto do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Rio das Ostras.
BRITO, Felipe Mello da Silva.; Oliveira, Pedro Rocha de. Cidades rebeldes. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
 
*Tatiana Dahmer Pereira: Docente adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF). Estuda temas como movimentos sociais, estudos de gênero e relações de sexo, formação da modernidade, território, políticas urbanas, Estado.
LANDIM, L.; PEREIRA, T. D. Pensar com outros - 50 anos de FASE - trajetórias de uma organização da sociedade civil brasileira. Rio de Janeiro: FASE, 2011.
PEREIRA, T. D. Movimentos urbanos: lutas e desafios contemporâneos. In: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lucia. (Org.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2014, v. 1, p. 119-135.
PEREIRA, T. D. Criminalização dos 'Movimentos sociais' e produção capitalista do território urbano - elementos para uma leitura crítica. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS, 2014, Natal. XVI - ENPESS - Lutas Sociais e Produção do Conhecimento Desafios para o Serviço Social no Contexto de Crise do Capital. Natal: ABEPSS, 2014.
 
  • Organização de Eventos (seminários, congressos, colóquios, debates, etc.)
FARAGE, E. J.; BRITO, F. M. da S.; HELFREICH, F. I Seminário NEPFE: Favela, que espaço é esse?. 2014.
FARAGE, E. J.; BRITO, F. M. da S.; HELFREICH, F. II Seminário NEPFE: Movimentos Sociais Urbanos e o Direito à Cidade: os desafios das lutas sociais. 2015
FARAGE, E. J. III Seminário NEPFE: Serviço Social, Lutas Sociais e Projeto Ético-Político. 2016.
FARAGE, E. J.; BRITO, F. M. da S.; HELFREICH, F. Seminário: O Urbano no Serviço Social: interlocuções possíveis. 2014.
FARAGE, E. J.; BRITO, F. M. da S.; HELFREICH, F. Debate e lançamento da Revista Territórios Transversais nº 2. Que horas são? (neo) conservadorismo e lutas populares na atualidade / Em abril/2015
FARAGE, E. J.; BRITO, F. M. da S.; HELFREICH, F. Debate: O PROTAGONISMO DAS MULHERES NAS LUTAS URBANAS. 2016.
FARAGE, E. J. Seminário Movimentos Sociais Urbanos e o direito à cidade: os desafios das lutas sociais. 2015.
FARAGE, E. J.; SIRELLI, Paula Martins.; CASTRO, M. C. E. Condições de Trabalho do Assistente Social e a luta pelas 30 horas. 2011.
FARAGE, E. J.; Medeiros, M. M. Seminário: A Cidade dos e para os mega eventos esportivos: muros, remoções e maquiagem urbana. 2011.
HELFREICH, F. I Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. 2013.
 
  • Projeto de Extensão 1: A luta por moradia em São Gonçalo: a experiência do MTST na ocupação Zumbi dos Palmares. Início em novembro de 2014 (em andamento)
  • Projeto de Extensão 2: A Luta por Moradia em Niterói: a experiência do MTST na Ocupação 06 de Abril. Início em 2015 (em andamento)
1. Objetivo geral: Contribuir para o processo de enraizamento do MTST em São Gonçalo através de trabalho de acompanhamento das ações realizadas pelo movimento. Possibilitar a partir da experiência prática com o movimento a inserção de docentes e discentes no processo de mobilização e garantia de direitos dos trabalhadores. Aprofundar o debate sobre a questão urbana e as formas de resistência e organização dos trabalhadores sem teto. Ratificar o papel social da Universidade Pública e a direção social do Serviço Social vinculado às demandas reais da classe trabalhadora e as expressões da questão social.
2. Responsáveis: Professores Eblin Joseph Farage (UFF-Niterói); Francine Helfreich Coutinho dos Santos (UFF-Niterói); Felipe Mello Da Silva Brito (UFF-RO); Bruno José da Cruz Oliveira (UNIRIO). Contato: farage.eblin@gmail.com
3. Movimentos e organizações com os quais trabalha: MTST
 
Voltar