Notícias

16ª Conferência Nacional de Saúde reforça debate sobre "Democracia e Saúde"

16/08/2019

A luta pela defesa da política de saúde mental, na perspectiva da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, e de um SUS totalmente público, de qualidade e estatal foram destaques no encontro

16ª Conferência Nacional de Saúde reforça debate sobre

Mais de 5 mil pessoas se reuniram em Brasília, de 4 a 7 de agosto, para debater sobre a saúde como direito, a consolidação dos princípios e o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o tema “Democracia e Saúde”, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) foi o motivo da promoção desse amplo debate em defesa da saúde e da educação pública no Brasil. 

E a ABEPSS marcou presença nesse importante evento, sendo representada pelas assistentes sociais Analice Dantas e Rafaela Fernandes. O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde (FNCPS), a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), entre outras entidades também participaram da CNS.

No encontro, as presentes reforçaram a defesa da política de saúde mental, na perspectiva da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, e de um SUS totalmente público, de qualidade e estatal. “Somos contrárias a qualquer forma de privatização e mercantilização da saúde. Incluindo a crítica que fazemos aos chamados novos modelos de gestão”, defendeu a assistente social Analice.


Ela também ressaltou a importância da posição da CNS na defesa e vigilância da formação pública, gratuita, presencial, laica e de qualidade na área da Saúde.

Analice destacou ainda os debates realizados pelo CFESS com as/os assistentes sociais presentes na CNS. "É importante registrar o nosso vigor e a participação da nossa categoria na conferência", apontou.

Conjuntura de retrocessos

Já a assistente social Rafaela Fernandes chamou a atenção para o contexto histórico dessa edição da conferência, fazendo um paralelo com a conferência de oito anos atrás.

Ela destacou que a participação social assume ainda maior peso e centralidade no resgate das bases de construção do SUS frente à conjuntura de retrocessos. “Rememorar a 8ª Conferência Nacional de Saúde significou salientar a urgência na necessidade do resgate das bases de construção do SUS, ancoradas no movimento da reforma sanitária”, alertou Rafaela.

Moção

As/os participantes do evento aprovaram uma moção da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde que, entre as pautas, reforça a luta pela defesa do SUS gratuito e de qualidade.

Voltar