Notícias

ABEPSS marca presença no Seminário Regional de Serviço Social e Seguridade Social da Região Norte

16/04/2019

O evento buscou assegurar a efetivação das propostas aprovadas no Eixo Seguridade Social, do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS/SECCIONAIS

Mais de 700 pessoas entre profissionais, pesquisadoras/es e estudantes de Serviço Social participaram do 1º Seminário Regional de Serviço Social e Seguridade Social da Região Norte, realizado de 27 a 29 de março, em Belém, no estado do Pará. E a ABEPSS marcou presença nesse evento importante.

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Yolanda Guerra e a presidente da ABEPSS, Esther Lemos, foram as conferencistas na conferência de abertura, que teve como tema: "O avanço do conservadorismo em um contexto ultraneoliberal e os impactos na política de assistência social e no trabalho profissional: estratégias de luta e resistência da classe trabalhadora".
 

Esther destaca que o seminário contou com diferentes palestrantes e foi organizado de maneira a pensar a política de assistência social, saúde e previdência na defesa da Seguridade Social construída historicamente pela categoria. Também abordou o trabalho com família sendo que "a ênfase das mesas foi buscar articular com o trabalho profissional e a concepção de seguridade social defendida na Carta de Maceió, desde os anos 2000", lembra.

Ao final do seminário foi aprovada a “Carta de Belém”. "O documento torna pública a posição das/os participantes do seminário, sendo um evento representativo e legitimado por profissionais, pesquisadores e estudantes de Serviço Social", avalia Esther.

Articulação regional
Para a presidente da ABEPSS, a realização do seminário é muito importante porque reforça a estratégia de articulação regional. "Essa regionalização das ações e o fortalecimento dessa articulação do conjunto CFESS/CRESS com a ABEPSS nas regiões do país é absolutamente necessária e é uma prioridade para a gestão da associação", destaca.
 

O seminário foi uma realização dos Conselhos Regionais de Serviço Social da Região Norte, por meio de suas comissões de Seguridade Social, e contou com o apoio da Regional Norte da ABEPSS.

O evento buscou assegurar a efetivação das 16 propostas aprovadas no Eixo Seguridade Social, do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS/SECCIONAIS.

Frente é criada
Durante o seminário foi criada a Frente em Defesa da Seguridade Social na Região Norte. Ela nasce basicamente de uma articulação com movimentos sociais, CRESSs e outros movimentos do estado do Pará.

"Foi um momento bastante rico e produtivo que projetou ações para além do seminário. Representantes da luta antimanicomial, movimento da população em situação de rua e o MST estavam presentes, além de organizações sindicais e organizações que estão sendo agregadas para que se construa uma frente em defesa da seguridade social nesse momento de regressão de direitos. É um seminário que sai com uma agenda para o futuro", aponta Esther.
 

Rede de pesquisa
O seminário também proporcionou que pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) contribuíssem com o debate e apresentação de duas pesquisas feitas na região norte em articulação pesquisadores de outras regiões do país.

"Isso reafirma a importância da constituição dos grupos temáticos de pesquisa (GTPs) da nossa associação proporcionando a articulação nacional em rede de pesquisadores”, frisou.

UFPA
Nos dias 1 e 2 de abril, aconteceu o Seminário Pré-Conexões, com o tema: "O Processo de Consolidação das Diretrizes Curriculares do Serviço Social na Amazônia Paraense: desafios e estratégias à luz do Projeto Ético-Político".
 

O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, contando com o apoio da ABEPSS, da UFPA e do CRESS 1º Região/PA.

A presidente da ABEPSS participou do evento e destacou a importância da atividade. "Foi uma articulação entre a graduação e a pós-graduação, um dos princípios defendidos pela associação, a partir da realidade da UFPA e nas condições objetivas onde se dá a formação profissional em Serviço Social e o primeiro curso de doutorado da região norte".

Esther destacou ainda que, no primeiro dia, a temática central foi fazer uma discussão do contexto regressivo atual, pensando a universidade e a política de formação profissional num momento em que se está discutindo o projeto político pedagógico. "Foi um momento muito rico, bastante participativo", avaliou.

No segundo dia houve uma reunião com docentes da faculdade e do programa para dialogar sobre a agenda política da ABEPSS na região.
 

"Saímos com uma agenda bastante importante com ações para fortalecer a ABEPSS e a formação profissional em Serviço Social na região, particularmente na UFPA.  A universidade tem sido protagonista de uma ação que historicamente tem fortalecido a associação, contando atualmente com a presença da vice-presidência e representação discente na região norte", ressaltou.

Voltar