Notícias

ABEPSS fortalece o debate no 46ª Encontro Nacional CFESS-CRESS

12/09/2017

Criação de fórum em defesa de uma formação de qualidade foi um dos destaques do evento

ABEPSS fortalece o debate no 46ª Encontro Nacional CFESS-CRESS

Com o tema “Vamos, levante lute, senão a gente acaba perdendo o que já conquistou” (referência à música Lute, de Edson Gomes), o conjunto CFESS/CRESS realizou o 46º Encontro Nacional, entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017, em Brasília.
 
A ABEPSS participou do encontro e a presidente da associação, Maria Helena Elpídio Abreu, fez parte da mesa de abertura do evento, no dia 7 de setembro. 

Para ela, o encontro foi um momento importante e positivo, tanto do ponto de vista da articulação nacional, entre a executiva e o CFESS, como também na perspectiva do fortalecimento da interlocução entre as regionais da ABEPSS e os CRESS, que, efetivamente, é onde está a base. 

“Reafirmamos a articulação entre as entidades da categoria, numa conjuntura onde o Serviço Social, assim como o conjunto da classe trabalhadora vêm sofrendo uma série de ataques e de golpes. E nesse sentido, o fortalecimento de uma direção social crítica da profissão, que articula a formação e o exercício da profissão e reafirma o Serviço Social, não só como uma área de intervenção, mas como uma área de conhecimento, umas das tarefas da Abepss. Isso é fundamental nessa conjuntura, pra gente fortalecer nossas bandeiras, fortalecer nossa interlocução com a classe trabalhadora e fortalecer nossa interlocução com os outros segmentos da sociedade que defendem os mesmos princípios do projeto ético e político. Então a ABEPSS se coloca à disposição para contribuir e construir esses próximos dois anos de gestão, no caso da associação, mais esse planejamento para os 3 anos de CFESS”, reforçou a presidente.
 

Fórum
Um dos destaques do evento, foi a deliberação pela criação de um fórum em defesa de uma formação de qualidade e que substituirá o Grupo de Trabalho (GT) sobre Trabalho e Formação do CFESS. 

“A ideia é que ele seja composto pelas entidades, pelos regionais da ABEPSS e do CFESS. Ele foi deliberado em função de um entendimento, tanto da ABEPSS, quanto do conjunto, de que o GT de Trabalho e Formação cumpriu um papel importantíssimo desde o ano de 2008, onde resgatamos o histórico do surgimento do GT, que foi exatamente o enfrentamento ao processo de precarização, em especial em relação ao EAD. Mas que nesses anos ele cumpriu sua tarefa na medida em que nós avançamos no debate da formação profissional no âmbito do conjunto CFESS-CRESS. Então, essa interlocução agora será feita a partir desse fórum, cuja proposta é fazer o lançamento na oficina nacional da ABEPSS, que será de 7 a 9 de novembro”, informou Maria Helena. 

Para a presidente, a criação do fórum foi um marco porque houve uma adesão plena por parte dos CRESS. “O plano de lutas é um instrumento fundamental e o GT ficava restrito a entidade no âmbito nacional e poucas representações dos CRESS. A expectativa é que o fórum se espalhe tanto para os regionais da ABEPSS, para a Enesso e também para todos os regionais do Conjunto, ao invés de apenas representações no âmbito do GT. A expectativa é que esse fórum fortaleça as nossas lutas e as nossas bandeiras em defesa da formação de qualidade”, expôs a presidente.

Clique aqui e saiba mais sobre o 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS.

*Com informações do CFESS.

Voltar