Notícias

8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres

07/03/2020

Lutar pelos direitos e pelas vidas das mulheres é lutar pela democracia e pela liberdade! Re-existiremos! Vem pra luta!


Se o machismo e a misoginia hoje são vistos por grande parte das/os brasileiras/os como abomináveis e reprováveis, isso se deu como resultado de lutas que custaram as vidas de muitas que nos antecederam, e também de muitas contemporâneas. Entretanto, este ganho nunca esteve garantido e agora assistimos a uma escalada de ataques às mulheres que tem como origem os meios oficiais de Governo, num movimento de naturalização da violência de gênero encorajador para cidadãos que desejam agredir mulheres, seja no campo simbólico ou fisicamente, e que precisavam apenas de uma "autorização" agora concedida pelos que controlam o Estado Brasileiro e atentam contra a democracia que construímos.
 

Os números do Atlas da Violência (2019), que compila dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), são alarmantes. No Brasil, 13 mulheres são assassinadas por dia. Mais do que uma estatística, a pesquisa faz emergir as faces machista e misógina da sociedade brasileira, e que se apresentam muito vivas como os últimos acontecimentos vêm demonstrando.


A ABEPSS, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, se relaciona a uma profissão em que a presença feminina é majoritária. Isso reforça o compromisso que temos com o combate a todo e qualquer tipo de violência, agressão, ataque ou opressão às mulheres, com destaque para as mulheres negras, ainda mais vulneráveis. Se conquistamos tanto, isso não se deu por concessão da sociedade machista, mas por meio de luta e coragem. Não permitiremos que um grupo de saudosistas do que há de mais atrasado, antidemocrático, autoritário e truculento na história mundial retire de nós a liberdade e a alegria da vida.


Lutar pelos direitos e pelas vidas das mulheres é lutar pela democracia e pela liberdade!

Re-existiremos!

Vem pra luta!

8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres

Voltar