Notícias

Inscrições abertas para a Oficinal Nacional da ABEPSS 2019 que acontece em dezembro na PUC Campinas

25/10/2019

Oficinas regionais precederam o evento e possibilitam que o debate expresse o acúmulo construído, contemplando as necessidades e realidades das diversas regiões do Brasil

Acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro a Oficina Nacional da ABEPSS 2019 com o tema “Projetos de Educação no Brasil: impactos do avanço do conservadorismo na formação e no trabalho da/o assistente social”. O evento será realizado no auditório D. Gilberto Pereira Lopes, na PUC Campinas, no campus localizado na rua Prof.ª Ana Maria Silvestre Adade, Parque das Universidades, em Campinas, São Paulo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

A presidente da ABEPSS, Esther Lemos, salienta que a Oficina Nacional trará o acúmulo construído a partir das oficinas regionais realizadas ao longo do ano, apreendendo nacionalmente as necessidades e realidades das diversas regiões do Brasil. Foram realizadas oficinas na Região Sul I (Porto Alegre-RS), Região Sul II (Campinas-SP), Região Leste (Belo Horizonte-MG), Região Centro-Oeste (Cuiabá-MT), Região Nordeste (Salvador-BA), e Região Norte (Belém-PA).
“A conjuntura atual requer o adensamento do debate e a construção de estratégias comuns contra a precarização do ensino e pesquisa em Serviço Social e que possam fazer o enfrentamento ao conservadorismo no país”, ressaltou a presidente da ABEPSS.

Os objetivos da Oficina vão neste sentido. Entre eles está analisar os fundamentos do conservadorismo e seus impactos na atual conjuntura brasileira, na  formação e no trabalho profissional bem como  avançar na defesa de um projeto emancipatório de educação, pesquisa e produção do conhecimento.
Além disso, pretende-se sistematizar desafios e possibilidades de resistência na construção de valores emancipatórios na formação profissional de assistentes sociais frente à tendência tecnicista e pragmática que fertiliza, na atual conjuntura, a moralização da vida social.

A programação dará oportunidade para a interação das/os participantes nas atividades dos espaços coletivos dos Fóruns da categoria, na articulação graduação e pós-graduação, na articulação dos Grupos Temáticos de Pesquisa, além do aprofundamento dos temas das mesas propostas. 

A gestão da "Resistir e avançar, na ousadia de lutar" convida a categoria à organização coletiva e participação na Oficina Nacional da ABEPSS 2019.

Confira a programação completa da Oficina Nacional da ABEPSS 2019

12 de dezembro de 2019
08h00 às 21h00 - Credenciamento
09h00 às 15h00 - Reunião do Fórum Nacional em Defesa do Trabalho e da Formação com qualidade em Serviço Social (Carga Horária 6h)
16h00 às 18h00 - Fórum Nacional de Supervisão de Estágio - “10 anos da PNE” (Carga Horária 2h)
Facilitadora: Elaine Rossetti Behring (UERJ)
Coordenação: Adrianyce de Sousa – Coordenação Nacional de Graduação – ABEPSS
18h00 às 18h30 – Apresentação cultural
18h30 às 19h30 - Mesa de Abertura: ABEPSS, CFESS, CRESS-SP, ENESSO e FSS PUC CAMPINAS
19h30 às 21h00 - Mesa: Projetos de educação no Brasil: a moralização da vida social, disputas e enfrentamentos contemporâneos
Conferencistas: Eblin Farage (ANDES – Sindicato Nacional) e Kátia Lima (UFF)
Coordenação: Andrea Pacheco de Mesquita (vice-presidente da ABEPSS – Região Nordeste), e Jaqueline Batista Franco Ferreira (Representação Discente de Graduação - ABEPSS)
21h00 às 22h00 – Debate
 
13 de dezembro de 2019
08h30 às 12h30 - Colóquio Nacional de Graduação e de Pós-Graduação: o debate do conservadorismo na graduação e na pós-graduação em Serviço Social
Colóquio Nacional de Pós-Graduação: expositoras Joana Valente – CAPES e Elaine Rossetti Behring – CNPq
Coordenação: Olegna Guedes – Coordenação Nacional de Pós-Graduação, e Gracielle Feitosa de Loiola Cardoso – Representação Discente de Pós-Graduação
Colóquio Nacional de Graduação: expositora Ana Elizabete Mota (UFPE/UFRJ)
Coordenação: Adrianyce de Sousa – Coordenação Nacional de Graduação, e Ana Carla da Costa – Representação Discente de Graduação
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 17h30 - Painel dos Grupos Temáticos de Pesquisa - GTPs: Desafios das expressões do conservadorismo contemporâneo nas pesquisas da área
Coordenação: Vera Lúcia Batista Gomes (vice-presidente ABEPSS – Norte), e Ramiro Marcos Dulcich Piccolo (Coordenação Nacional de Relações Internacionais)
     - Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional
     - Trabalho, Questão Social e Serviço Social
     - Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social
     - Movimentos Sociais e Serviço Social
     - Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades
     - Geração, Classes Sociais e Serviço Social
     - Ética, Direitos Humanos e Serviço Social
     - Política Social e Serviço Social
17h30 às 19h30 - Intervalo cultural com lançamento de livros. Espaço para apresentação de poesias, músicas e exposição de fotografias
19h30 às 21h00 – Mesa: Particularidade sócio-histórica brasileira e questão étnico-racial: subsídios para a formação profissional
Conferencistas: Márcia Eurico (FAPSS/SP), Maria Helena Elpídio (UFES) e Paula Eduarda Soares da Silva (formanda da UFMT)
Coordenação: Diego Tabosa da Silva (vice-presidente ABEPSS – Leste) e Thaísa Teixeira Closs (vice-presidente ABEPSS – Sul I)
21h00 às 22h00 - Debate
22h00 às 23h30 - Atividade Cultural: “Resistir e avançar, com ousadia de lutar e alegria pra sambar!”
 
14 de dezembro de 2019
08h30 às 10h00 - Conservadorismo: seus fundamentos e desafios ético-políticos do seu enfrentamento – Antônio Carlos Mazzeo (PUC-SP) e Silvana Mara de Moraes dos Santos (UFRN)
Coordenação: Josiley Carrijo Rafael (vice-presidente ABEPSS – Centro Oeste) e Sandra Lourenço de Andrade Fortuna (Diretoria ABEPSS)
10h00 às 11h00 – Debate
11h00 às 11h30 – Lançamento da Campanha Nacional da ABEPSS
11h30 às 12h30 – Encerramento – Esther Luíza de Souza Lemos (presidente da ABEPSS) e Fabiana Aparecida de Carvalho (vice-presidente ABEPSS -Sul II) – (Carga Horária 20h)
12h30 às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h00 – Reuniões de Trabalho
     - Reunião das Regionais da ABEPSS
     - Reunião de editores de periódicos
     - Reunião de discentes de graduação
     - Reunião de discentes de pós-graduação
15h00 às 17h00 - Assembleia extraordinária da ABEPSS

Voltar