Notícias

Abepss integra articulação para derrubada do veto ao PL Educação e lamenta decisão do presidente

10/10/2019

Um abaixo-assinado (link na matéria) ressaltando a importância do PL foi disponibilizado e profissionais estão convocados a pressionarem os deputados de suas regiões para que apoiem o trabalho de assistentes sociais e psicólogas/os na Rede Básica de Ensino. Os links para a lista com os contatos dos deputados estão no final da matéria

A Abepss lamenta o veto da Presidência da República ao Projeto de Lei (PL) 3.688/2000, conhecido como PL Educação, publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, 9 de outubro. O PL prevê que assistentes sociais e psicólogos atuem nas Redes Públicas de Educação Básica e foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 12 de setembro.

A decisão da Presidência da República vai contra as exigências da realidade das escolas brasileiras. A atuação das/os profissionais do Serviço Social e da Psicologia contribuirão, por exemplo, para a prevenção de diversos tipos de violência e intolerância no ambiente escolar, assim como para a aprendizagem. Houve compreensão dessa realidade por parte dos parlamentares que aprovaram o PL, mas o Governo Federal a ignorou.

A presidente da Abepss, Esther Luíza de Souza Lemos, informou que uma nova campanha com um abaixo-assinado (clique aqui para assinar) foi lançada no intuito de sensibilizar a Câmara dos Deputados para que derrube o veto presidencial. Além disso, as/os profissionais do Serviço Social e da Psicologia já podem fazer pressão sobre os parlamentares de seus estados e regiões para que revejam a decisão, chamando a atenção para a importância do PL e para a demanda existente na sociedade por esses serviços nas escolas.

MEC

Na última quinta-feira, 3 de outubro, representantes da ABEPSS, do CFESS, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e da Federação Nacional das/os Psicológas/os (Fenapsi) estiveram reunidas/os com o diretor do Departamento de Regulação da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Danilo Leite Dalmon. O objetivo do encontro foi expor ao representante do Ministério a importância da sanção do PL, pois o MEC emitiria parecer para a decisão da Presidência da República.

A reunião foi mais uma etapa de um longo trabalho realizado pelas entidades representativas das duas profissões desde a tramitação do PL no parlamento.

Pressão

O CFESS disponibilizou a lista de deputados por estado. Clique aqui, confira o endereço de e-mail e faça contato com os parlamentares. E clicando aqui você acessa os endereços de e-mails dos líderes partidários.

Voltar