Notícias

ABEPSS marca presença no Encontro da Região Cone Sul da ALAEITS na Argentina

14/06/2018

Realizado pela Alaeits, o evento é um encontro preparatório para o XXII SLETS e contou com mesas de debate sobre a mercantilização do ensino superior na América

A formação profissional na América do Sul vêm enfrentando um grande desafio, o processo de mercantilização do ensino superior. Profissionais têm sido inseridos no mercado de trabalho sem uma formação crítica à respeito do lugar da profissão na sociedade.
 

Este assunto foi o tema do “Encuentro de La Región Cono Sur - Argentina, Brasil, Chile, Uruguay y Paraguay”, realizado pela La Asociación Latinoamericana de Enseñanza e Investigación en Trabajo Social (Alaeits) em parceria com a Federación Argentina de Unidades Académicas de Trabajo Social - FAUATS, nos dias 31 de maio e 1º de junho, em Santa Fé, na Argentina.

O evento foi um encontro preparatório para o XXII Encontro Latino-americano de Escolas de Trabalho Social – SLETS que acontecerá na cidade de Bogotá, na Colômbia, nos dias 27 e 28 de setembro de 2018.
 

A ABEPSS representou o Brasil nos dois dias do encontro – que teve como tema “Dilemas y Desafíos para la Formación y la Intervención en Contextos Neoliberales - Hacia la construcción del estado de la cuestión en materia de formación, investigación y extensión del Trabajo Social en nuestra región”.

O Coordenador Nacional de Graduação da ABEPSS, Gustavo Javier Repetti,  representou a associação no encontro. “As mesas de debates contaram com a presença de representantes dos países que fazem parte do Cone Sul, cada um enviou um representante da associação científica da área. Nós identificamos muitos pontos de encontro e desafios em comum entre os países, e devemos pensar estratégias coletivas para enfrentá-los”, disse.
 

O representante palestrou em uma mesa de debate, no dia 1º de junho, sobre “Os Velhos e Novos Desafios para os Projetos Acadêmicos Institucionais - A Situação da Educação Universitária no Brasil e a Situação e os Desafios Atuais dos Cursos de Serviço Social”.

“Nossa palestra foi junto com a representante do Paraguai. Surgiram algumas articulações e nós encaminhamos um resumo para submeter a avaliação do XXII SELESTS, estamos propondo um simpósio, nesse seminário, sobre a situação da mercantilização do ensino superior e os desafios para a formação profissional em Serviço Social  no Cone Sul”, frisou Gustavo. “Esta proposta é uma estratégia de articulação latino-americana em termos da necessidade de pensar estratégias coletivas para o enfrentamento dos processos de mercantilização do ensino superior na América Latina”, apontou.

Clique aqui e saiba mais sobre o SLETS.

Voltar