Notícias

Atenção: 16º CBAS terá sua data alterada

18/04/2019

Mudança ocorre em razão da realização do BRICS em Brasília (DF) no mesmo período do Congresso, impondo à Capital Federal uma série de restrições de mobilidade e medidas de segurança

A Comissão Organizadora do 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), formada por representantes do CFESS, CRESS-DF, Abepss e Enesso, emitiu um comunicado nesta quinta-feira (18/4) informando que a data de realização do evento será alterada.

Leia a nota da Comissão Organizadora no site oficial do evento
 


Tal fato se deu razão de uma notificação  do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) que, por meio de ofício enviado no último dia 15 de abril, informou que nos dias 13 e 14 de novembro de 2019 ocorrerá a XI Reunião da Cúpula do BRICS, com a participação de Chefes de Estado do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de mais 12 países convidados.

Segundo o documento oficial, a Reunião exigirá que a Capital Federal tenha, desde o início de novembro até sua realização (que coincide com as datas até então previstas para o CBAS), uma série de restrições para mobilidade de pedestres e de veículos, além de diversas outras medidas de segurança, o que prejudicaria a realização do Congresso de Assistentes Sociais.

O comunicado do Itamaraty está disponível aqui

Ainda de acordo com a Comissão Organizadora, uma nova data para o CBAS deverá ser definida em breve, e a mesma está trabalhando para que o Congresso da categoria ocorra preferencialmente ainda em novembro de 2019, após a Reunião do BRICS.

“Asseguramos também a todos/as os/as participantes inscritos/as até a data de hoje que o Congresso será mantido. Pedimos gentilmente que aguardem a nova data, para que sejam tomadas providências de passagem e reserva de hospedagem, evitando, desse modo, maiores inconvenientes a serem administrados”, diz trecho do documento.

Importante lembrar que as dúvidas e outras questões devem ser enviadas à Alvo, empresa responsável pela produção do evento, por meio do site oficial.

Viste o site oficial e tire suas dúvidas

Mobilização para o evento continua!

Para a presidente do CFESS, Josiane Soares, que faz parte da Comissão Organizadora do 16º CBAS, a alteração da data não impactará na programação e, principalmente, mobilização para o Congresso.

“Manteremos a excelente programação prevista para o Congresso, com conferências centrais e plenárias simultâneas. Continuaremos fomentando também a produção de pesquisas, que serão divulgadas no espaço de apresentação de pôsteres”, ressalta.

A presidente enfatiza também o significado histórico desse 16º CBAS, que celebrará os 40 anos do Congresso da ‘Virada’ de 1979, que simbolizou a “escolha da categoria de assistentes sociais por uma direção ética, técnica e política da profissão de viés progressista, com uma agenda voltada para as demandas coletivas da classe trabalhadora e na defesa da justiça social, dos direitos humanos e de uma sociedade livre de exploração e opressão”.

Na avaliação da presidente da Abepss e integrante da Comissão Organizadora do CBAS, Esther Lemos, a conjuntura impôs a necessidade de alteração da data do congresso. "Esta mesma conjuntura requer que mantenhamos nossa mobilização, preparação e participação coletiva para o 16º CBAS, para que façamos história neste momento atual", destaca.

#VouPro16CBAS
Desde o início de 2019, uma frase vem tomando conta das redes sociais, entre assistentes sociais e estudantes de Serviço Social: é o #VouPro16CBAS, uma chamada da própria categoria para participação no evento. Além desta, já estão circulando outras hashtags (palavras-chave) que mostram que a categoria está na expectativa pelo 16º CBAS. Utilize, compartilhe. Elas são sempre antecedidas pela cerquilha (símbolo do jogo da velha).

Anote: #16CBAS #VouPro16CBAS #CBAS2019 #40AnosDaVirada

Fonte: CFESS.

Voltar