Notícias

Campanha contra o Enade mobiliza várias regiões do país

17/11/2016

A campanha organizada pela ABEPSS – ENESSO - CFESS contra o atual sistema de avaliação do ensino superior brasileiro (SINAES/ENADE) está acontecendo em diversas regiões do país.  

Campanha contra o Enade mobiliza várias regiões do país

Fotos: Marcos Limonti/Abepss

As representações da ABEPSS, junto com as entidades de serviço social, estão realizando debates nas diversas Unidades de Ensino, especialmente em universidades que estão sendo ocupadas pelos estudantes que reivindicam educação de qualidade e se posicionam contrários a PEC 55 do Senado Federal, o Projeto da Escola Sem partido e outras medidas de precarização do ensino  secundário e superior.

As ocupações tem sido um espaço importante para estabelecer o debate sobre a Universidade Pública e seu significado social e político. As entidades de serviço social  defendem que a avaliação seja processual, democrática e aponte o sentido da educação e da universidade que queremos construir. 

A direção Nacional da ABEPSS esteve presente em atividades em diversas regionais, na ocupação da UFMA o professor Rodrigo Teixeira realizou uma aula pública na ocupação, assim como na UFF – Rio das Ostras, na UFRJ a professora Fátima Grave conduziu o debate na ocupação da UFRJ, campus da Praia Vermelha. As vices regionais e as comissões de formação dos CRESS realizaram o debate em diversos estados.



Os debates já aconteceram em todas as regionais, em diversos estados (Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso,São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins e Rio Grande do sul, Bahia, Pernambuco)  e contaram com representantes da ABEPSS  regionais e nacional e da ENESSO. 

Diversas ações e eventos envolveram o debate sobre SINAES/ENADE : mesas redondas, discussão no Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social (SRFPMESS) da ENESSO, Oficina do Projeto ABEPSS Itinerante, rodas de consvrsa nas ocupações.

MOBILIZE-SE!!!

PARTICIPE DA CAMPANHA!!!!! ATO PUBLICO: DIA 18/11/2016. 

MANDE FOTOS E NOTÍCIAS  DAS ATIVIDADES DE SUA UFA!!!!

Leia mais sobre a Campanha de mobilização contra Sinaes/Enade

Acesse aqui o documento da Abepss SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL -  

Imprima o material para a campanha
 

Voltar