Notícias

Carta de apoio da ABEPSS à greve estudantil UFSC

27/09/2019

A ABEPSS atua na defesa da educação como direito social o que significa a defesa da universidade pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada para uma formação profissional e acadêmica crítica e atenta ao movimento da realidade

Carta de apoio da ABEPSS à greve estudantil UFSC

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa – ABEPSS manifesta seu apoio à greve estudantil da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Cataria. As assembleias estudantis da graduação, que reuniram mais de 5 mil estudantes, e da pós-graduação que reuniram mais de 500 estudantes, foram um marco para o movimento estudantil e mostram a preocupação e o compromisso das e dos estudantes da UFSC com a luta e a defesa da universidade pública. 

A ABEPSS atua na defesa da educação como direito social o que significa a defesa da universidade pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada para uma formação profissional e acadêmica crítica e atenta ao movimento da realidade. Essa formação só será possível com atuação firme e responsável daqueles que vivenciam a universidade e sabem da função social que ela possui.

Ressaltamos o comprometimento da ABEPSS com o movimento estudantil nas lutas sociais e políticas junto às organizações representativas da categoria e da sociedade civil, na afirmação de direitos e na manutenção e ampliação do Estado democrático de direito, conforme inscrito na Constituição Federal de 1988. 
Consideramos que os cortes orçamentários de 2019 e sua proposta apresentada para o ano de 2020 bloqueiam a estrutura e o funcionamento das universidades brasileiras, acarretando de imediato a extinção das bolsas e de auxílios para a permanência dos estudantes na graduação e na pós-graduação, e consequentemente, o desmantelamento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

O projeto “Future-se”, proposto pelo atual governo, prioriza o financiamento de pesquisas aliadas ao mercado financeiro, conferindo uma lógica subalterna à produção de conhecimento nas áreas das Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, em especial, as pesquisas no âmbito do Serviço Social brasileiro, que tratam sobremaneira dos direitos humanos, sociais e das políticas públicas.

Resistir e avançar é imprescindível nesta conjuntura de ataques às liberdades democráticas, de ascensão do conservadorismo e de banalização dos direitos fundamentais, conquistados por uma geração que deixou vidas e empenhou lutas pela sua conquista. Precisamos da ousadia daqueles que sabem e reconhecem que tais garantias são as bases para que essa e as futuras gerações construam uma sociedade mais justa. A educação pública é imprescindível para essa construção.

A ABEPSS manifesta seu apoio e solidariedade ao movimento estudantil que não se esmorece na ousadia de lutar e de defender a educação brasileira. Também se junta ao movimento por meio de sua Campanha “Formação com qualidade é educação com direitos para você. Graduação em Serviço Social, só se for legal, crítica e ética” em conjunto com as entidades profissional e estudantil do Serviço Social Brasileiro, 

Que a luta pela defesa da Universidade pública, contra o Future-se e contra os cortes na Educação ganhe todas as universidades brasileiras!
 
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa – ABEPSS.
Gestão 2019-2020
“Resistir e Avançar, na Ousadia de Lutar”

Voltar