Notícias

CFESS, ABEPSS e ENESSO retomam a campanha AdiaEnem!

13/01/2020

Realização do Exame em janeiro 2021 pode agravar a situação sanitária do país. Pandemiaaprofundou a desigualdade do acesso à educação


 


A campanha #AdiaEnem está de volta! Centenas de entidades estudantis, estudantes, professores/as de instituições de ensino têm se manifestado para defender o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programado para ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro. 

A primeira campanha ocorreu em maio de 2020 e, à época, CFESS, ABEPSS e ENESSO também aderiram ao movimento nacional, que pressionou o governo federal, resultando no adiamento das provas do Enem.

Só que a pandemia não acabou e, para piorar, voltou a atingir níveis alarmantes de transmissão e contaminação, com aumento de casos, internações e mortes em quase todos os estados, como a imprensa nacional tem mostrado. 

Mesmo que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), responsável pela realização do Exame, afirme que os protocolos de saúde serão seguidos, a decisão de realizar o Enem colocará em risco a saúde de jovens e seus familiares, já que aglomerações são a causa do aumento da transmissão da Covid19.

Além disso, a desigualdade do acesso à educação nos últimos 10 meses se aprofundou, com escolas e bibliotecas fechadas, e dificuldade do acesso de estudantes da rede pública a material didático e a equipamentos de informática, se comparado com estudantes da rede particular. 

Uma pesquisa divulgada em maio de 2020, pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), mostrou que mais da metade dos estudantes matriculados na rede pública de ensino do Distrito Federal não tinha acesso às aulas on-line, para manter o conteúdo programático do ano letivo.

Por isso, o Serviço Social brasileiro, por meio de suas entidades representativas, retoma a campanha #AdiaENem, convocando a categoria de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social a participar do movimento e compartilhar a hashtag #AdiaEnem!

É bandeira de luta das entidades e da categoria a defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade e democrática em todos os níveis! 

Assista e compartilhe o vídeo em apoio à Campanha #AdiaEnem, com estudantes e docentes do Serviço Social!
 


 

Voltar