Notícias

Chapa "Aqui se respira luta!" é eleita para a gestão 2021-2022 da ABEPSS

30/12/2020

Nova diretoria reforça que, em uma conjuntura de negacionismo e de descaso com a ciência, o fortalecimento da ABEPSS, como associação acadêmico-científica e política, será uma prioridade da gestão


Nova diretoria reforça que, em uma conjuntura de negacionismo e de descaso com a ciência, o fortalecimento da ABEPSS, como associação acadêmico-científica e política, será uma prioridade da gestão

A partir de 1º de janeiro de 2021, a ABEPSS terá na sua direção a gestão "Aqui se respira luta!". A chapa única foi eleita para o biênio 2021-2022 em assembleia geral ordinária da entidade, no dia 8 de dezembro. Devido à pandemia do novo coronavírus, o encontro foi realizado de forma online, pela plataforma Zoom, e contou com a participação de sócios institucionais e individuais.

Após a eleição na assembleia, na live de encerramento do Projeto ABEPSS ao vivo, a atual presidenta da ABEPSS, Esther Lemos (UNIOESTE), saudou a chapa eleita, repassando simbolicamente ao presidente eleito, Rodrigo Teixeira (UFF - Rio das Ostras), a bandeira da Associação, destacando a importância de uma transição solidária em tempos tão adversos.

Para a direção eleita, os desafios da ABEPSS são inúmeros, sendo reforçados por uma conjuntura de retrocessos nos direitos, descaso com a ciência e a produção científica, a intensificação do trabalho docente e o Ensino Remoto Emergencial. "Contudo, cabe à ABEPSS uma aproximação sistemática e contínua com as Unidades de Formação Acadêmica (UFAs), construindo estratégias coletivas de enfrentamento a esses desafios. Certamente, em uma conjuntura de negacionismo e de descaso para com a ciência, o fortalecimento da ABEPSS como associação acadêmico-científica e política será uma prioridade da gestão", apontou a gestão "Aqui se respira luta!".
 
"O capitalismo asfixia a nossa classe. O machismo, o racismo, o capacitismo, a LGBTQIAfobia nos sufocam. A fumaça das queimadas criminosas no Pantanal e o descaso governamental com o meio ambiente retiram nosso ar. O negacionismo, o obscurantismo, a política ultraneoliberal e genocida de Bolsonaro e sua camarilha interrompem a respiração. Os ataques à educação pública, aos/às docentes servidores públicos, o produtivismo e o estímulo à competição acadêmica estrangulam o projeto de formação profissional que defendemos. Mas aqui, Aqui se respira luta! Aqui se respira a luta do povo preto, dos quilombolas. Dos/as indígenas, dos/as operários/as das fábricas, das mulheres camponesas. Da juventude da periferia. Dos/as que amam de várias cores. A luta das mulheres, assistentes sociais, que fizeram a “virada” do Serviço Social brasileiro, que construíram e constroem um projeto de profissão comprometido com a radicalidade da crítica e da transformação social. Aqui se respira a luta dos/as que chegam com disposição, com a certeza na frente e a História na mão, para seguirmos tecendo coletivamente a trajetória combativa da nossa Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)". Trecho da plataforma de campanha da chapa.

Clique aqui e confira a plataforma completa, com as propostas e as/os integrantes da Chapa.

No vídeo de apresentação (clique aqui), você conhece os membros da gestão “Aqui se Respira Luta!” - ABEPSS 2021-2022, que estão presentes em 21 dos 23 estados em que a Associação tem escolas filiadas. A nova gestão comunica que, em breve, a Enesso encaminhará os representantes discentes de graduação para a composição.

 

 
Gestão “Resistir e avançar na ousadia de lutar” (2019-2020) se despede!

É chegada a hora de reiterarmos nossos agradecimentos a todos/as integrantes da gestão “Resistir e avançar na ousadia de lutar” (2019-2020) e saudar com muita vibração a chegada da gestão “Aqui se respira luta!” (2021-2022).

Queremos que nossos agradecimentos extrapolem as representações formais dos quadros da Executiva Nacional e das Diretorias Regionais da ABEPSS, para chegarem aos nossos sócios institucionais, sócios individuais, docentes, pesquisadores/as, supervisores de estágio e estudantes de graduação e pós-graduação. Agradecimentos que precisam atravessar todas as margens e centros do nosso imenso e rico país, carregado de votos de saúde, resistência e ousadia para continuarmos na luta.

Em dezembro de 2018, na Assembleia da ABEPSS, realizada em Vitória (ES), reconhecíamos o que Caetano Veloso anunciava em sua canção e que as marcas da década que se finda nos próximos dias já evidenciavam: estava/está “tudo demorando em ser tão ruim”!. Mesmo nessas circunstâncias, insistimos imprimir o que havíamos indicado na Assembleia da ABEPSS, ou seja: “resistir e avançar, na ousadia de lutar”.

Nesse percurso, buscamos conhecer, estreitar e fortalecer nossa relação com as Unidades de Formação Acadêmica, realizamos o levantamento sobre a aplicação dos Subsídios para o debate étnico-racial na formação em Serviço Social. Realizamos as Oficinas Regionais e a Oficina Nacional da ABEPSS. Mantivemos a periodicidade e a qualidade da Revista Temporalis, ampliamos e regionalizamos o “Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social”. Executamos a 5ª edição do projeto ABEPSS Itinerante, e, nos reinventamos e inovamos ao desenvolver o Projeto ABEPSS Ao Vivo, alternativa acertada para encararmos de forma coletiva e crítica o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, que promoveu mais de 190 mil mortes no Brasil em 2020.

O Projeto ABEPSS ao vivo, nasceu de um movimento coletivo cujo núcleo motivador construir o enfrentamento ao negacionismo e conectar gerações de profissionais frente à inquietação e  necessidade de buscar e dar respostas para uma situação inédita, não só para a ABEPSS, mas para todo o mundo, tanto no âmbito da formação quanto do trabalho profissioinal. A crise estrutural do capital, cujo potencial destrutivo não é novidade, somada à crise sanitária, conseguiu desvelar o quão perverso é esse sistema que historicamente explora e oprime os/as trabalhadores/as, negros/as, mulheres, população LGBT, indígenas e tantos outros/as.

As 16 lives que compõem o ABEPSS Ao Vivo, disponíveis como registro documental e histórico no site e no canal do Youtube TV ABEPSS, envolveram diferentes escolas de Serviço Social, grupos de pesquisas, o conjunto CFESS/CRESS, movimentos sociais e todos os GTPs da ABEPSS. Numa programação rica, dinâmica e altamente qualificada, os temas que valorizam a pesquisa na área e desafios profissionais foram: 1) Crise do Capital, pandemia e Serviço Social; 2) Questão Social e precarização do trabalho no Brasil; 3) Universidade e Ensino Remoto Emergencial; 4) Estado, Política Social e Trabalho Profissional; 5) O debate étnico-racial e a formação profissional; 6) O racismo estrutural e suas expressões nas violências contra negros/as: a imbricação entre gênero, raça e classe; 7) A questão ambiental e indígena em tempos de pandemia; 8) Os movimentos sociais, as lutas sociais e a solidariedade de classe; 9) Precisamos discutir os fundamentos do Serviço Social para responder ao tempo presente!; 10) Apropriação do tempo das mulheres: trabalho, maternidade e militância; 11) Violência e pandemia da infância ao envelhecimento; 12) Ocupar, Permanecer e Resistir na Pós-Graduação; 13) Serviço Social e Residência Multiprofissional em Saúde: Formação, Atribuições e Competências Profissionais; 14) Desafios para a formação e o trabalho profissional na América Latina; 15) Live de Encerramento da Gestão “Resistir e Avançar na ousadia de lutar”; 16) ENESSO, Formação e Trabalho Profissional: fortalecendo o Projeto Ético-Político do Serviço Social.

A gestão “Resistir e avançar, na ousadia de lutar!” agradece o envolvimento e apoio às atividades e ações desenvolvidas em todos os âmbitos, na graduação, pós-graduação, relações internacionais, representação nos espaços públicos dos Fóruns, Conselhos e Comissões. A ABEPSS somos todos nós!

Com este sentimento e compromisso ético-político com o trabalho coletivo, enfrentando tempos adversos, a gestão se mobilizou na construção de sua sucessão e no dia 8 de dezembro, num processo democrático e transparente, na Assembleia Geral Ordinária realizada virtualmente através da plataforma zoom com a presença de 335 pessoas representando sócios institucionais e individuais, foi eleita a nova gestão da ABEPSS “Aqui se respira luta!”, direção que conduzirá a nossa ABEPSS no biênio 2021-2022

É essa mensagem que desejamos reiterar para todos e todas que virão, somente o trabalho coletivo e a reafirmação dos nossos valores e princípios éticos e políticos, poderão fazer pulsar nossa convicção na defesa da emancipação humana. Como nos disse Drummond: “onde não há jardins, as flores nascem de um secreto investimento em formas improváveis”. Continuaremos resistindo para avançar, na renovada ousadia de lutar!

Gestão 2019-2020 – "Resistir e avançar na ousadia de lutar"
 

 

Voltar