Notícias

Confira o relatório da pesquisa: Mapeamento das Residências em Área Profissional e Serviço Social

03/12/2018

Documento foi apresentado nesta segunda-feira, 3, no XVI ENPESS, dentro do Colóquio da Saúde: Formação para o SUS, o que queremos?

Confira o relatório da pesquisa: Mapeamento das Residências em Área Profissional e Serviço Social

O relatório da pesquisa: Mapeamento das Residências em Área Profissional e Serviço Social trata de mapeamento da inserção do Serviço Social nos Programas de Residência e da produção teórica da área sobre a temática, realizado pela Associação Brasileira de Ensino em Pesquisa (ABEPSS) em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS) da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (FSS/UFJF). 

O mapeamento foi construído a partir da compreensão de que a inserção do Serviço Social nos Programas de Residência se ampliou a partir do final dos anos 2000, requerendo atenção das entidades do Serviço Social no que concerne a crítica à lógica de expansão atrelada à queda de investimentos no quadro de trabalhadores da saúde e de acirramento da mercantilização da política de saúde; mas também atento à necessidade de acúmulo acerca desta modalidade de educação permanente e do debate da relação formação e trabalho para as Residências. 

A metodologia utilizada teve como base a abordagem quantitativa e qualitativa. O mapeamento foi realizado a partir da análise de editais que apresentaram vagas para o Serviço Social no ano de 2018 no Brasil; pesquisa com tutores e preceptores de programas de residência; análise de 71 produções do Serviço Social sobre as Residências encontradas nas Revistas da área, anais dos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais (CBAS) e Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social (ENPESS), e em teses e dissertações, publicadas a partir de 2010. 

Os resultados do estudo demonstraram que, para o ano de 2018, o Serviço Social contou com expressivo número de vagas nas Residências (496), envolvendo diversas Instituições e profissionais de Serviço Social. 

A área tem avançado na produção teórica sobre as experiências, ressaltando a relação trabalho e formação, o trabalho multiprofissional e os desafios de efetivação das cargas teóricas e práticas das Residências pautadas nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS e no projeto ético político da profissão; além da efetiva crítica aos ataques à política de saúde e educação. O Serviço Social vem avançando na produção de conhecimento sobre a RMS desvelando os entraves, desafios e potencialidades deste espaço.

Clique aqui e confira o relatório.

Voltar