Notícias

Denise Bomtempo da UnB é a nova coordenadora de área de Serviço Social na Capes

17/04/2018

As professoras Inez Stampa (PUC-RJ) e Joana Valente Santana (UFPA) são as novas coordenadoras adjuntas

Denise Bomtempo da UnB é a nova coordenadora de área de Serviço Social na Capes

A professora Denise Bomtempo Birche de Carvalho, da Universidade de Brasília (UnB), é a nova coordenadora de área de Serviço Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para a coordenadora Nacional de Pós-graduação da ABEPSS, Ana Paula Ornellas Mauriel, a definição da nova representação de área na Capes é um momento importante.

"A Capes regula a avaliação do sistema de pós-graduação do país e essas notas têm peso na distribuição dos recursos, hoje cada vez mais escassos. A definição dos critérios de qualificação dos cursos de mestrado e doutorado vem desse sistema de avaliação, que sempre foi motivo de muitas controvérsias. O reconhecimento da pós está vinculado à Capes e é importante que essa representante tenha ligação direta com as bases, que são nossos programas", avaliou Ana Paula.

Processo de escolha
Segundo Ana Paula, a professora Denise foi escolhida em um processo transparente, que envolveu os programas e a realização de fóruns. "O processo foi construído nos fóruns regionais de pós e depois no fórum nacional de pós. Desses espaços saíram os critérios para que os programas pudessem indicar os nomes para a CAPES. A ABEPSS enviou esses critérios e os programas indicaram a partir deles", lembrou.  

De acordo com Ana Paula, foram indicados 23 nomes e todos foram consultados pela ABEPSS, sendo que algumas pessoas aceitaram e outras declinaram da indicação. E desse processo formou-se a lista quíntupla abaixo, que é uma exigência da Capes, composta por: Ana Cristina Vieira (UFPE), Beatriz Paiva (UFSC), Denise Bomtempo Birche de Carvalho (UNB), Inez Stampa (PUC-RJ) e Joana Valente Santana (UFPA).

"Essa lista foi encaminhada aos programas que referendaram os cinco nomes. Em seguida, a Capes indicou um nome dessa lista quíntupla para a coordenação, que foi o da Denise Bomtempo", explicou Mauriel, que destacou a importância da CAPES ter respeitado a indicação dos programas na atual conjuntura de extremo retrocesso democrático.

Coordenadoras adjuntas
Ana Paula também destacou que, entre os acordos feitos nos fóruns regionais e Nacional, um deles foi que a coordenadora geral indicada pela Capes escolheria as suas duas coordenações adjuntas a partir da lista quíntupla, "compondo assim uma representação de área com nomes referendados pela base, ou seja, pelos programas da área e pela própria ABEPSS", apontou.

Diante desse acordo, as professoras Inez Stampa (PUC-RJ) e Joana Valente Santana (UFPA) foram indicadas pela professora Denise como coordenadoras adjuntas. 

Voltar