Notícias

Gestão "QUEM É DE LUTA, RESISTE" avalia primeiros meses de trabalho e reforça necessidade de luta

16/06/2017

Participantes definiram que a ABEPSS continuará a encampar lutas contra a agenda conservadora e de retrocessos. Definições sobre a organização e o funcionamento da entidade também ocorreram

Gestão

Nessa sexta, 09, e sábado 10, a diretoria da ABEPSS "Quem é de luta, resiste" esteve reunida na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na atividade foram avaliados os primeiros seis meses de gestão e traçadas metas para os próximos meses.

Uma avaliação de conjuntura abriu a reunião. Os participantes expuseram os desafios atuais diante de um governo que não dialóga e tem uma agenda conservadora, de retrocessos e pela retirada de direitos. Avaliaram que tudo isso tem fortes rebatimentos nas escolas de Serviço Social. Portanto, a ABEPSS deve continuar a encampar lutas contra essa agenda.

Os avanços na organização administrativa da entidade também foram discutidos e avaliados. Como a abertura de um escritório da ABEPSS na Ufes, além do que já existe em Brasília.

"Esse novo escritório tem o objetivo de otimizar o trabalho da direção da Associação, dando mais rapidez e eficiência à gestão", informou a presidente da ABEPSS, Maria Helena Elpidio Abreu.

Segundo ela, na reunião foram deliberadas várias questões relacionadas às oficinas regionais e à oficina nacional. Também foi realizada uma discussão sobre o processo de pagamento da anuidade 2017 e sobre novas estratégias nesse área. "Já começamos também um processo de discussão sobre a implementação da Abepss itinerante", completou a presidente.

Comunicação
Um dos destaques da reunião foi a aprovação da produção do informativo online da entidade.

O ABEPSS Online começará a ser enviado via e-mail cadastrados já neste mês de junho, com periodicidade mensal. As/os interessadas/os em receber o informativo devem se cadastrar pelo site da entidade.

Repúdio
Outro destaque da atividade foi a deliberação de produção de nota de repúdio à exoneração da superintendente do HUPAA/UFAL pela EBSERH. Confira o documento no final desta matéria.

Positiva
Para Maria Helena, a reunião foi positiva. "Nós temos trabalhado com reuniões mensais virtuais e a cada três meses uma reunião presencial para dar maior dinamicidade aos processos. E foi um momento importante. Já entramos no sexto mês da gestão e faz três meses que o planejamento já está em execução. Foi um momento de fazer um balanço dessa conjuntura que tem nos desafiado. Até mesmo para avaliar os rumos do planejamento. Foi importante também para a consolidação do grupo. A reunião presencial ajudou nesse sentido", avaliou Maria Helena.

Além da presidente a ABEPSS, participaram da atividade o secretário, Rafael Vieira Teixeira, a tesoureira, Jeane Silva, o coordenador Nacional de Graduação, Gustavo Javier RepettI, a coordenadora Nacional de Pós Graduação, Ana Paula Mauriel, a coordenadora de Relações Internacionais, Virgínia Alves Carrara, a representante Nacional discentes de Graduação, Carolina Fernandes, o representante Nacional de Pós-graduação, João Paulo Valdo e as suplentes de diretoria Marina Castro e Maria das Graças Gomes.

Confira a nota de repúdio à exoneração da superintendente do HUPAA/UFAL pela EBSERH:
 
NOTA DE REPÚDIO
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) vem a público manifestar seu repúdio à exoneração da superintendente do HUPAA/Universidade Federal de Alagoas (UFAL) pela EBSERH.

Ocorrido à revelia da gestão superior da UFAL, tal encaminhamento configura um desrespeito à autonomia e democracia universitária e atesta a desvinculação de gestão didático-científica.

Reafirmamos nossa defesa da educação e saúde públicas, e dos Hospitais Universitários enquanto espaços privilegiados para formação de profissionais das mais diversas áreas e de fomento ao ensino, pesquisa e extensão.

O exercício e defesa da autonomia e democracia da Universidade é fundamental para garantia de uma formação profissional aliada aos interesses das/dos trabalhadoras/trabalhadores.
 
Vitória, 10 de junho de 2017
Gestão "Quem é de luta, resiste" da ABEPSS

Voltar