Notícias

Enade é tema de debate em seminário na UFES

14/09/2016

O departamento e a coordenação de curso de Serviço Social na Universidade Federal do Espírito Santo realizaram no dia 13 de setembro o Seminário “Avaliação institucional na graduação em Serviço Social: O Enade em debate”. O evento ocorreu durante todo o dia e contou com a participação da professora da Universidade Federal Fluminense, Larrissa Dahmer e representantes da ABEPSS e ENESSO.

Enade é tema de debate em seminário na UFES

 “Um dia de reflexão e mobilização contra o modelo de Universidade e de avaliação que priorizam a fragmentação, o individualismo, o produtivismo e a mercantilização do ensino” definiu a vice presidente da regional Leste da Abepss, Maria Helena Elpidio Abreu.
As atividades se encerram com a oficina intitulada “Que avaliação queremos?”.
 

CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SINAES/ENADE

As entidades de serviço social (ABEPSS e CFESS) e o movimento estudantil de serviço social (ENESSO) convocam a todos/as a participar da Campanha de Mobilização contra este modelo de avaliação proposto pelo SIANES/ENADE.  Esse sistema de avaliação expressa um projeto de universidade, elitista, antidemocrática, produtivista e operacional; nossa posição contrária à proposta do SINAES é, consequentemente, contrária a esse modelo de universidade pois ele é incoerente com a universidade que defendemos. A nossa luta é por uma escola pública, gratuita, laica, democrática, de qualidade e socialmente referenciada e os sistemas de avaliação têm que estar coerentes com essa proposta educativa.
 
De 10 a 16 de novembro de 2016 – Debates nas UFAS e demais espaços de formação
Dia 17 de novembro de 2016 – Ato Público contra o SINAES/ENADE.
 
Acesse aqui o documento da Abepss SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL -

Voltar