Notícias

Inscrições abertas para o I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação

14/08/2017

O evento acontece entre os dias 24 e 26 de outubro na UNESP, em Franca/SP

Inscrições abertas para o I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação

As inscrições para o I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum Serviço Social na Educação do GEPESSE: A Educação e o Serviço Social no Contexto de Crise do Capital já estão abertas. 

O evento é organizado pelo GEPESSE e conta com o apoio do Departamento de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filhos”, UNESP, Franca/SP e é destinado à assistentes sociais, educadores, estudantes de Serviç
o Social. pesquisadores, órgãos representativos da área da Educação, profissionais e estudantes de áreas afins e tem o intuito de promover o debate sobre a inserção e o trabalho do assistente Social no âmbito da Política de Educação e mobilizar a categoria profissional de Assistentes Sociais e Educadores na luta pela educação gratuita e de qualidade para todos.

As inscrições são realizadas online pelo site da Unesp, no seguinte link: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=8490

O Fórum de Serviço Social na Educação, que no ano de 2017 se realiza em em sua quinta edição, acontecerá concomitantemente ao I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação, atendendo as propostas que surgiram na ultima edição do evento (4º edição) por meio de apropriação das avaliações aplicadas, onde evidenciou-se que o mesmo alcançou um espaço de grande expressividade, reunindo representantes da política de educação de toda a extensão territorial nacional. Portanto, a proposta é ampliar a sua abrangência, realizando o I Seminário Internacional. 

Tal proposta se justifica pelo fato de as problemáticas postas no campo dos direitos sociais e em específico o direito à educação abranger não apenas o território nacional, e sim a expansão mundial do direito à educação pública.

O I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação se propõe a construir espaços de debate coletivo, troca de experiências e discussões críticas, tanto a nível nacional como internacional, relacionadas à Política de Educação em todos os níveis de ensino e ao trabalho profissional do Assistente Social nesta política. 

É importante ressaltar que o intercâmbio de informações e experiências deve propiciar fecundos campos de avaliação, elaboração e implementação de propostas de políticas públicas e de práticas profissionais que possibilitem o fortalecimento da inserção da categoria profissional de assistentes sociais no âmbito da política educacional. 

Sabe-se que são escassos os grupos de estudos e pesquisas, bem como também os eventos científicos que existem atualmente e que se propõem a discutir sistematicamente as práticas multidisciplinares nos diversos espaços da política de educação.

É importante que estes grupos e eventos sejam cada vez mais solidificados e difundidos, haja vista que a realidade educacional se expressa sob os mais diversos aspectos, ou seja, devem ser levados em consideração as questões afeitas à realidade social, cultural, econômica, política, psicológica, dentre outras, para que seja possível de fato a materialização desta política social pública.

O evento tem como objetivo fornecer um espaço fecundo de reflexão critica contando com a participação de cientistas sociais, estudantes, docentes, profissionais, tanto da área da educação quanto do Serviço Social, promovendo o debate sobre formas de luta individual e coletiva para a defesa do Direito a uma educação crítica, integral, gratuita e de qualidade que se articule com o desenvolvimento da cidadania. 

Também visa reconhecer e fortalecer a significativa contribuição do Serviço Social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais da política de educação encontrando estratégias para viabilizar o acesso, a permanência, a qualidade e a gestão democrática da política educacional.

Confira informações sobre programação e submissão de trabalhos para comunicação simultânea no folder do evento a seguir:



Fonte: GEPESSE

Voltar