Notícias

Live do ABEPSS AO VIVO discute os movimentos sociais, as lutas sociais e a solidariedade de classe

15/09/2020

Encontro trouxe análises sobre a solidariedade, a organização dos movimentos e lutas sociais  


Com uma passagem do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, obra em que a autora narra o cotidiano na favela do Canindé, em São Paulo, a ABEPSS iniciou a oitava live do projeto ABEPSS AO VIVO, que discutiu os movimentos sociais, as lutas sociais e a solidariedade de classe. O encontro virtual aconteceu na terça-feira, 1º de setembro, e foi transmitido pelo Facebook e YouTube da associação. Clique aqui e assista. 

Para o encontro, foram convidadas Marina dos Santos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Josi Costa, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Rud Rafael, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Leile Teixeira, professora da UFRJ e membro da coordenação do GTP Movimentos Sociais e Serviço Social da ABEPSS, foi a mediadora do evento.

A live discutiu a importância dos movimentos sociais na transformação da realidade do país. As expositoras e o expositor apresentaram reflexões sobre a luta pela terra, pelo alimento, pela moradia e a importância dos movimentos sociais em meio às crises que o país enfrenta, que são anteriores à Covid-19, como a fome, que é histórica. 

Em relação ao acesso à alimentação, Josi Costa ressaltou que a solidariedade vem de uma forma que não é só levar o alimento, mas de seguir lutando por melhoria para transformação de uma sociedade, e que essa transformação só cabe ao povo. Ela destacou que a fome é histórica no Brasil, que a fome é presente na vida de uma parcela da população. "Se alimentar é um ato político", pontuou.  

A representante do MST Marina dos Santos destacou que há uma ofensiva de disputa de poder pelo campo, e que isso tem ocorrido em toda a América Latina. Também pontuou os interesses do Capital sobre as terras agricultáveis, que utiliza a natureza apenas para o lucro, sem a preocupação com a preservação ambiental, o trabalho e outras questões. 

As dificuldades da mobilização social também foi levantada no encontro. Rud Rafael ressaltou as dificuldades de manter os trabalhadores unidos para fazer frente aos desafios colocados à própria classe trabalhadora. Rafael ressaltou ainda que esse momento, dado a conjuntura, é a oportunidade que se tem para refletir sobre a importância dos movimentos sociais, sindical,  mulheres,  negros, LGBTQI+, dos movimentos de forma geral.

Ao final do evento foi divulgada a live que terá como tema “Negacionismo, produção do conhecimento e Serviço Social”, coordenada pela executiva nacional da ABEPSS através da Coordenação de Pós-Graduação, tendo como expositoras as professoras Marilda Iamamoto (UFJF) e Elaine Behring (UERJ). A live estava prevista  para ocorrer no dia 15 de setembro, mas foi adiada para 17 de novembro, mantendo a temática e as professoras convidadas.

Clique no link e confira a live completa: https://youtu.be/rxSupUR-k-A 

Voltar