Notícias

Manifesto Público em defesa da docente Fabiana Aparecida Carvalho, devido a sua demissão do ISCA Fac

27/06/2017

A situação vivenciada pela docente demonstra que suas opções pedagógicas expressam claro alinhamento com o projeto ético-político de nossa área profissional

Manifesto Público em defesa da docente Fabiana Aparecida Carvalho, devido a sua demissão do ISCA Fac

MANIFESTO PÚBLICO – ABEPSS SUL II
 
A Regional Sul II da ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, vem a público se manifestar em defesa da docente Fabiana Aparecida Carvalho, em face de sua demissão do ISCA Faculdades – Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira - Limeira/SP, relatada a esta entidade no dia 16 de dezembro de 2016.

A situação vivenciada pela docente demonstra que suas opções pedagógicas expressam claro alinhamento com o projeto ético-político de nossa área profissional, tendo sido demitida após estimular as/os estudantes a organizarem um debate sobre a PEC 55, que teve grandes desdobramentos e manifestações de autoritarismo por parte da direção da Unidade de Formação de acordo com relatos de estudantes e da referida docente. 

Ao tomar conhecimento sobre a demissão - cuja motivação encontra-se claramente vinculada a posição política e ideológica da docente - a direção da Regional Sul II, recém-empossada, manifestou sua solidariedade à companheira e com o seu consentimento pautou esta situação na primeira reunião ampliada da gestão, o que levou ao debate sobre a precarização do trabalho docente na reunião subsequente. 

No dia 02/06/2017 a direção esteve na referida faculdade, juntamente com as entidades companheiros do CRESS-SP, da Seccional Campinas e da ENESSO. Nesta visita institucional, além da pauta da entidade sobre aproximação com as Unidades de Formação Acadêmica, teve a oportunidade de debater a demissão da docente com o colegiado e a atual coordenadora do curso, indicando ao coletivo docente possibilidade de manifestar-se sobre o ocorrido na perspectiva de apoio a colega docente demitida. Na reunião ampliada deste mesmo mês, representantes de um coletivo de estudantes do curso de Serviço Social do ISCA - Faculdades leram uma carta, assumindo posicionamento contrário à demissão da docente Fabiana e denunciando uma série de perseguições que tem sofrido em face dessa defesa.

Diante deste quadro, mesmo reconhecendo os limites deste instrumento, é impossível a esta Entidade, que há mais de 70 anos defende a formação crítica e de qualidade no Serviço Social, não tornar público o seu REPÚDIO a demissão da companheira Fabiana e de toda e qualquer represália que possa estar sendo dirigida aos estudantes em face de seus posicionamentos.

Reafirmamos nosso compromisso com a defesa do trabalho docente e com a formação de assistentes sociais críticos, capazes de evidenciar e denunciar todo e qualquer processo de precarização e violação de direitos. Neste sentido, as posições assumidas pela docente e pelas/os estudantes são dignas de respeito e é por partilhar delas que nos colocamos juntos nesta trincheira.
 
Nenhum direito a menos! Continuemos coletivamente na luta!
“Quem é de luta, resiste!”

ABEPSS SUL II

Apoiam esta nota:
CRESS- SP/ Seccional Campinas e ENESSO.

 
Clique aqui e confira o Manifesto Público - ABEPSS SIL II em PDF.

Voltar