Notícias

Nota sobre o falecimento de Maria Lúcia Carvalho da Silva

04/07/2016

Com imensa tristeza comunicamos o falecimento da Prof. Dra. Maria Lúcia Carvalho da Silva, ocorrido na manhã de 1 de julho, deste ano de 2016.  

Nota sobre o falecimento de Maria Lúcia Carvalho da Silva

Malú, como era conhecida por seus alunos e colegas docentes dedicou mais de quarenta anos de sua trajetória docente ao ensino de Serviço Social na Graduação e na Pós Graduação na PUC –SP. Coordenadora do NEMOS - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais, na Pós Graduação, docente rigorosa da disciplina  Seminários de Dissertações  e Teses, destacou-se nesse processo, por sua capacidade como educadora, e seu delicado poder de, nos trabalhos de orientação com os alunos, conseguir com eles, chegar ao essencial de suas dissertações e teses, deixando importante legado na formação de muitas gerações de docentes, pesquisadores e gestores de políticas sociais.
Num caminho que tem tantas realizações, e que se identifica  com parte da história do Serviço Social brasileiro, é difícil escolher o que privilegiar nesse momento. Assim, cabe ressaltar, sua grande colaboração para o Desenvolvimento de Comunidade no Brasil e em outros países da América Latina e da Ásia, onde trabalhou como funcionária da ONU em países como Chile, Filipinas, Tailândia, Bangladesh, Índia e Paquistão.
Merece destaque, sua contribuição ao Movimento de Reconceituação, participando da chamada “Geração 65” e do evento que é considerado o início do Movimento, realizado em Porto Alegre em 1965. Destacamos ainda, sua experiência e colaboração na construção do Serviço Social do Estado de São Paulo, pela gestão de políticas sociais na Secretaria Estadual de Promoção Social, atual Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social. Sua história registra ainda a publicação de livros e artigos, a produção de trabalhos técnicos e científicos, além da organização e/ou participação em numerosos eventos. Colaborou direta e intensamente para a implantação do Doutorado em Serviço Social da PUC-SP e foi membro do Conselho Editorial da área de Serviço Social da Editora Cortez desde o ano 2000.
Malu, que sempre recebeu o respeito e o reconhecimento de seus alunos, colegas docentes e entidades da categoria profissional por seu contributo ao Serviço Social brasileiro, ficará sem dúvida, em nossa memória, por suas contribuições, mas sobretudo pela pessoa humana que foi.
 

Voltar