Notícias

NOTA DE PESAR

25/11/2019

No dia 22/11/2019 a classe trabalhadora perdeu um de seus fervorosos combatentes: Ailton Marques de Vasconcelos

No dia 22/11/2019 a classe trabalhadora perdeu um de seus fervorosos combatentes: Ailton Marques de Vasconcelos, assistente social da Agência de Previdência Social de Osasco (SP) e atualmente diretor do SINDSPREV-SP e FENASPS.

Sua trajetória foi marcada pela militância desde a graduação, cursada na PUCSP no final da década de 1990 e início dos anos 2000, quando compunha as lideranças do Movimento Estudantil de Serviço Social - MESS, seja no centro acadêmico local como em atividades nacionais, como a construção do Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESS no ano de 2000, juntamente com o centro acadêmico da UNESP.

Defendia que a formação profissional se dava não somente nas salas de aula, mas no conjunto de vivências político-pedagógicas, a exemplo da militância, da pesquisa socialmente comprometida, da participação nas greves, na relação com o conjunto da classe trabalhadora. Deixou sua marca por onde passou: trabalhou com população em vivência de rua, assessoria e consultoria, com trabalhadores de coleta de material reciclável e em 2013 ingressou no INSS.

Lá atuou marcando sua presença especialmente após a greve histórica de 2015, a partir da qual, foi definida a estruturação da Comissão Nacional dos Assistentes Sociais da FENASPS – CONFENASPS, onde se converge os debates relativos as demandas políticas de enfrentamento aos desmontes que o Serviço Social previdenciário vem sofrendo.

Em 10 de novembro havia entregue a tese de doutorado que realizava na PUC-SP. Pai de Sofia como se intitulava, era senhor de uma ternura ímpar, conciliava coragem com sensibilidade e organização (nas mesas de negociação surpreendia com suas pastas e planilhas cheias de estatísticas e análise de conjuntura), gentileza e companheirismo (era capaz de fazer um telefonema para saber: “como você está?” em meio a um turbilhão de demandas da conjuntura), sagacidade e criatividade, esta aprimorada nos tempos de operário das gráficas.

Sem dúvida essa conjuntura perversa de desmonte de direitos, aqui em especial na Previdência Social pública, acelerou sua despedida. Ailton, fica aqui nossa homenagem e reconhecimento de sua trajetória tanto na militância estudantil, quanto sindical e de pesquisa. Que sua coragem permaneça viva!

“Hay que endurercese, pero sin perder la ternura jamas” (Che Guevara)

Ailton, presente hoje e sempre!
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS

Gestão “Resistir e avançar, na ousadia de lutar!

Voltar