Notícias

Oficinas Regionais da ABEPSS movimentam a categoria

04/10/2019

Encontros locais culminarão na Oficina Nacional, que será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro

Nos meses de agosto e setembro aconteceram as oficinas das regiões Sul I, Sul II e da Região Leste. Entre outubro e novembro, serão realizadas as oficinas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. 


A Oficina da Região Sul I aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), em Porto Alegre-RS. A atividade da Região Sul II aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), em Campinas-SP, e a da Região Leste, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e UNIHORIZONTES, em Belo Horizonte-MG.
 


Próximas Oficinas
Para fechar a fase regional das Oficinas da ABEPSS serão realizadas mais três atividades nas seguintes regiões: Centro-Oeste, de 23 a 25 de outubro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá-MT; Região Nordeste, de 19 a 21 de novembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador-BA; e Região Norte, de 20 a 22 de novembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém-PA.


As Oficinas Regionais culminarão na Oficina Nacional que será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), no estado de São Paulo, no auditório D. Gilberto Pereira Lopes, no campus I (Parque das Universidades). O evento terá como tema “Projetos de Educação no Brasil: impactos do avanço do conservadorismo na formação e no trabalho da/o assistente social”. Saiba mais. 

 


A ABEPSS convoca toda a categoria para que reserve as datas e participe das Oficinas Regionais e Nacional. Os encontros terão foco na defesa da Educação e no financiamento público frente aos retrocessos que impactam a graduação e a pós-graduação na área, debate que se mostra urgente diante do momento vivido pelo país.


Fórum
Para a presidente da ABEPSS, Esther Lemos, a Oficina Nacional é um espaço histórico do Serviço Social brasileiro. “Considerando a conjuntura de desmonte da Educação em curso no país, a participação coletiva de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e supervisores de estágio torna-se de suma importância e necessária”.


Esther explica, ainda, que o evento será precedido pela reunião do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, organização integrada pela ABEPSS, ENESSO, CFESS e os CRESS a partir das Comissões de Formação e Trabalho Profissional, bem como pelas instituições de ensino superior, centros e diretórios acadêmicos, entidades diversas e movimentos que atuam na defesa da educação como um direito e contra sua mercantilização.

 

Além das mesas temáticas que aprofundarão o tema da Oficina Nacional, a programação prevê a realização do Fórum Nacional de Supervisão de Estágio, dos Colóquios Nacionais de Graduação e Pós-Graduação e da Mesa Coordenada com a representação dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs) a partir dos debates construídos nas Oficinas Regionais.


A participação é gratuita e para a gestão "Resistir e avançar, na ousadia de lutar" expressa o compromisso histórico da ABEPSS, como entidade acadêmico-científica, com a continuidade da direção social assumida há 40 anos no desafio da construção do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro. 

Confira abaixo mais imagens das Oficinas Regionais da ABEPSS realizadas entre 
agosto e setembro de 2019:


 




 







 

Voltar