Notícias

Regional Sul II agenda reunião ampliada para o dia 19 de março

01/03/2016

Caras e caros professoras/es, coordenadoras/es, supervisoras/es, assistentes sociais e estudantes. Sejam todas e todos muito bem-vindas e bem-vindos a 2016. Este ano é especial para o Serviço Social no Brasil, sobretudo, para nós que atuamos no âmbito da formação profissional considerando que, 2016, constitui um marco de celebração da profissão porque reúne diferentes acontecimentos históricos: 80 anos de Serviço Social, 70 anos da ABESS/ABEPSS e 20 anos das Diretrizes Curriculares para graduação em Serviço Social da ABEPSS.

Regional Sul II agenda reunião ampliada para o dia 19 de março

Caras e caros professoras/es, coordenadoras/es, supervisoras/es, assistentes sociais e estudantes.

Sejam todas e todos muito bem-vindas e bem-vindos a 2016. Este ano é especial para o Serviço Social no Brasil, sobretudo, para nós que atuamos no âmbito da formação profissional considerando que, 2016, constitui um marco de celebração da profissão porque reúne diferentes acontecimentos históricos: 80 anos de Serviço Social, 70 anos da ABESS/ABEPSS e 20 anos das Diretrizes Curriculares para graduação em Serviço Social da ABEPSS. Temos muito que comemorar, pensar a conjuntura, história, formação, trabalho e continuar construindo a direção social desta profissão. Nessa linha, acontecerão os eventos máximos da categoria profissional: XXV CBAS “80 anos do Serviço Social no Brasil: a certeza na frente e a história na mão”1, o XV ENPESS "20 anos de diretrizes curriculares, 70 de ABEPSS e 80 de Serviço Social no Brasil. Formação e Trabalho profissional - reafirmando as diretrizes curriculares da ABEPSS”2 e, provavelmente, os cursos de Serviço Social presentes nas regiões brasileiras estão mobilizados nesse sentido.

Uma profissão cuja história é tecida por várias mãos, muitas gerações e tantas lutas. Esta conjuntura de retrocessos de direitos e de precarização da formação profissional nos lança muitas lutas e desafios que nos mobilizam para juntas/os construirmos estratégias e respostas no âmbito da formação profissional.

Neste sentido reforçamos algumas ações de nossa plataforma de gestão, neste ano, cujo eixo se localiza no plano da qualidade da formação profissional, a saber: Grupo de Trabalho e/ou Fórum permanente contra a precarização da formação profissional; II Encontro de Residência multiprofissional; ABEPSS Itinerante; fortalecimentos dos GTPs; fortalecimento das microrregionais; mobilização das UFAs; construção e participação no ENPESS e/ou Pré-ENPESS; levantamento das condições de trabalho dos docentes; luta por abertura de curso nas universidades públicas, discussão sobre os parâmetros dos fóruns de supervisão.

Aproveitamos a oportunidade para compartilhar com vocês nossa Agenda de Reuniões do primeiro semestre de 2016:

- 1º Reunião ampliada dia 19.03 das 10h:30min as 13h:30min, em São Paulo

- Reunião descentralizada na microrregional de Rio Preto dia 09.04

- 2º Reunião ampliada dia 30.04 em São Paulo

- 3º Reunião ampliada 25.06 nas microrregionais de Araçatuba e Campinas

- Reunião descentralizada em Mato Grosso do Sul (a definir data).

Assim, importantes lutas e desafios são lançados a nós, que fazemos formação e à categoria profissional, como um todo, que celebra e constrói a história da profissão, com resistências, conhecimento, legitimidade, consolidação e conquistas que fortalecem as demandas da classe trabalhadora.

No mais, reiteramos convite para estarmos junto em defesa da formação, nas lutas, nas ações e nos desafios.

À disposição para os esclarecimentos adicionais, se necessários.
 

Forte abraço,

 
Direção Regional da ABEPSS SUL II – Gestão 2015/2016

“Ousadia e Sonhos em Tempos de Resistência”.

Alais Cordeiro, Andressa Pacheco, Camila Caroline de Oliveira Ferreira, Cleusa Cristina, Daria Siqueira, Eliane Marques de Menezes Amicucci, Fernanda Araújo de Almeida, Maria Lúcia Martinelli, Mariana Sato dos Reis.

Comissão de Apoio a Gestão

Luciana Maria Cavalcante Melo, Maria Liduína de Oliveira.
 

Voltar