Notícias

Revista Temporalis prorroga prazo para submissão de artigos

23/02/2021

A edição número 41 receberá artigos até 22 de março

 


 

Atenção! O Conselho Editorial da Revista Temporalis prorrogou o prazo para submissões de artigos para a 41ª edição do periódico. As submissões poderão ser feitas até 22 de março de 2021. 

Confira abaixo o convite inicial do periódico: 

O Conselho Editorial da Revista Temporalis convida assistentes sociais, docentes, pesquisadoras(es), estudantes e demais interessadas (os) da área de Serviço Social e áreas afins a contribuir com o debate intelectual e político para o adensamento da produção de conhecimento na área de Serviço Social, submetendo seus artigos para o volume 41 (janeiro  a junho de 2020), que tem como eixo central discussões e produções teóricas sobre temáticas relativas à "Crise do capital e pandemia: impactos na formação e no exercício profissional em Serviço Social".

A Edição 41 da Temporalis do primeiro semestre de 2021  tem como escopo a produção do conhecimento diante da Pandemia Covid -19 que trouxe impactos em todas as esferas da vida social. Indubitavelmente as condições sanitárias atuais adensaram as contradições do sistema capitalista aprofundando as desigualdades de classe, raça, gênero, geração, evidenciando a barbárie das formas de exploração, dominação e opressão que lhe são inerentes. Frente a este particular contexto que combina uma crise econômica, sanitária, política e institucional, se faz necessário pensar os desafios postos ao Serviço Social nos termos do seu projeto ético-políticos e as formas de enfrentamento e resistência mobilizadas por sujeitos individuais e coletivos. 

Neste peculiar contexto, o movimento do capital em direção à sua autovalorização encontrou as condições objetivas adequadas ao aprofundamento dos níveis de exploração do trabalho, impondo uma variedade de formas de precarização, desestabilização, desproteção e insegurança.  A taxa de desemprego alcança índices estratosféricos, o crescimento da pobreza e da concentração de renda, poucas vezes vistos no Brasil e no mundo, é parte dessa realidade que nos desafia a interpretá-la e a propor alternativas em articulação com os movimentos e as lutas dos/as trabalhadores/as. 

Diante dessa conjuntura, são necessários e urgentes os estudos sobre o trabalho e a formação profissional em Serviço Social com vistas à apreensão teórico-crítica da realidade brasileira, frente aos rebatimentos da pandemia Covid- 19. Neste sentido, a Revista torna pública a chamada 01 para a Edição no 41, com prazo para submissão de textos até 22 de março de 2021 (atualizado em 22 de fevereiro) pelo site http://periodicos.ufes.br/temporalis.

Atenciosamente,

Conselho Editorial Temporalis/ABEPSS

Voltar