Notícias

VouPro16CBAS: inscrições abertas!

25/03/2019

Confira todas as informações pelo site oficial do evento!

As pessoas já podem se inscrever para participar do CBAS. Ao se inscrever, compartilhe as hastag do evento. Vamos fazer desse 16º CBAS o maior da história da profissão! (arte: Rafael Werkema)


Desde o início de 2019, uma frase vem tomando conta das redes sociais, entre assistentes sociais e estudantes de serviço social: é o #VouPro16CBAS, uma chamada da própria categoria para sua participação no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ocorrerá em Brasília (DF) entre os dias 13 e 17 de novembro de 2019, e é considerado o maior evento do Serviço Social brasileiro.

A partir desta segunda-feira (25/3), a ‘hashtag’ ganha mais força, com a abertura das inscrições para o CBAS.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do evento, onde estão disponibilizadas todas as informações e orientações de como proceder, valores, formas de pagamento, regras, entre outros. O valor das inscrições varia de R$ 125,00 (para estudantes de Serviço Social) a R$ 250,00 (assistentes sociais e profissionais de outras áreas), caso seja feita até 2/9/2019, podendo ser parcelado inclusive.

Faça sua inscrição no site oficial do 16º CBAS.

Sobre o evento

Segundo a Comissão Organizadora do evento, composta por representantes do CFESS, da Abepss, do CRESS-DF e da Enesso, o 16º CBAS está sendo preparado para receber até 10 mil pessoas, o dobro de participantes da última edição. E tem vários motivos para isso.

Primeiro porque o tema do 16º CBAS celebrará os quarenta anos do “Congresso da Virada”, o CBAS de 1979 que se tornou um marco histórico para o Serviço Social brasileiro, pois simbolizou, naquele momento, a escolha da categoria de assistentes sociais por uma direção ética, técnica e política da profissão de viés progressista, com uma agenda voltada para as demandas coletivas da classe trabalhadora e na defesa da justiça social, dos direitos humanos e de uma sociedade livre de exploração e opressão. É preciso reafirmar este compromisso.

Ainda mais na conjuntura atual, de absoluto aprofundamento da desigualdade social, em que direitos sociais são ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas; conjuntura em que forças conservadoras mostram sua face; conjuntura em que assistentes sociais não só têm seus direitos violados, mas são chamados/as a operacionalizar serviços cada vez mais focalizados e a administrar a escassez de possibilidades de atender as demandas da população usuária, empobrecida e violentada em seus direitos humanos mais elementares.

O enfrentamento desses desafios requer estratégias coletivas, e o CBAS tem sido, historicamente, uma oportunidade de debatê-las, possibilitando qualificados espaços de atualização profissional e organização política.

Além disso, a categoria de assistentes sociais cresceu. Hoje são mais de 185 mil profissionais, por isso, o evento vem sendo planejado no sentido de ampliar participação da categoria, de estudantes de Serviço Social e de profissionais de outras áreas.

Atenção: envio de trabalhos até 3 de junho de 2019

O CBAS é espaço de socialização da produção científica, de reflexão de sistematizações sobre a prática profissional e de divulgação de conhecimento do Serviço Social brasileiro. Por isso, abre espaço para que participantes enviem trabalhos e pesquisas no âmbito da profissão.

O prazo para envio dos artigos vai até 3 de junho de 2019 e as regras estão disponíveis no site do evento.

A apresentação desses trabalhos deve ser feita por meio de poster, e os textos aprovados são publicados na íntegra nos anais do CBAS, que é um material audiovisual com todos os artigos aprovados para apresentação no Congresso.

No Congresso ocorre também lançamento de livros recentes acerca de temáticas relacionados ao Serviço Social e às políticas sociais, fazendo com que o CBAS seja um espaço de exposição de livros, com stands, livreiros, autores e pesquisadores.

Inscreva seu trabalho!

16º CBAS nas redes sociais!

Além do #VouPro16CBAS, já estão circulando outras hastags (palavras-chave) que mostram que a categoria está na expectativa pelo 16º CBAS. Utilize, compartilhe. Elas são sempre antecedidas pela cerquilha (símbolo do jogo da velha). #16CBAS #VouPro16CBAS #CBAS2019 #40AnosDaVirada

Fonte: CFESS.
 

Voltar