Notícias

16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais reúne mais de 4,7 mil profissionais em Brasília

28/11/2019

Evento contou com o lançamento de 56 livros e mais de 1.800 trabalhos apresentados. Debates trataram dos desafios de assistentes sociais diante de uma conjuntura que agrava severamente a desigualdade social no país e o racismo foi tema transversal em todas as mesas

Foto de Diogo Adjuto/CFESSMais de 4,7 mil assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de todo o Brasil estiveram reunidas/os em Brasília entre 30 de outubro e 3 de novembro para o 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (16º CBAS). O evento aconteceu no Ginásio Nilson Nelson.

Nessa edição o tema do evento foi “40 anos da ‘Virada’ do Serviço Social”. Trata-se de uma referência ao 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em 1979, que ficou conhecido como “Congresso da Virada” e se tornou um marco na reconfiguração teórico-metodológica e ético-politica do Serviço Social no Brasil.

Diversas/os profissionais que estavam no Congresso de 1979 estiveram em Brasília no 16º CBAS, um encontro de gerações que celebrou e reafirmou o direcionamento ético-político da profissão. Alguns/mas desses/as participantes fizeram e fazem a história da ABEPSS e do Serviço Social brasileiro. Dentre as/os presentes estavam várias ex-presidentes e representantes das diversas gestões da ABEPSS, docentes de diversas Universidades e jovens pesquisadoras/es.

O Congresso promoveu o lançamento de 56 livros e mais de 1.800 trabalhos apresentados. As Conferências, mesas simultâneas e demais atividades promoveram debates que possibilitaram uma avaliação da profissão nos marcos dessas quatro décadas, com enfoque na conjuntura social, econômica e política do Brasil e do mundo; os desafios e possibilidades de assistentes sociais diante do processo de destruição dos direitos previstos na Carta Constitucional e nas legislações sociais subsequentes.

A presidente da ABEPSS, Esther Lemos, ressaltou o CBAS como espaço de educação permanente envolvendo profissionais de todo o país e grande número de pareceristas que, de forma engajada, participaram da comissão científica prestando um relevante trabalho, destacando-se a qualidade dos trabalhos apresentados e o intercâmbio permitido na apresentação. Todos os trabalhos estarão disponíveis para acesso no site do CBAS para consulta clicando aqui.

“É muito importante que os profissionais coloquem seu trabalho como objeto de estudo, produzindo conhecimento a partir da realidade concreta e qualificando o trabalho profissional. Além disso, os participantes do evento puderam dialogar com pesquisadores experientes e autores dos livros lançados. Isso demonstra o investimento que a categoria tem feito na produção de conhecimento na área”, disse.

Fotos de Diogo Adjuto/CFESS.

RACISMO E LUTAS SOCIAIS


O racismo estrutural e institucional que persiste no Brasil compareceu de forma transversal em todos os debates e mesas como temática inadiável na formação e exercício da profissão. O tema teve sua centralidade na 2ª Conferência: “Em defesa da diversidade humana! Lutas e resistências contra a exploração e demais formas de dominação e opressão no capitalismo contemporâneo”. A questão racial também foi tema de uma exposição que expôs as peças da campanha do CFESS “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”.

Os participantes do Congresso promoveram uma mesa-ato na quinta-feira, 31 de outubro, e se juntaram aos movimentos sociais e sindicais em uma manifestação na rodoviária da Capital Federal em memória de Marielle e Anderson com o mote “Quem mandou matar Marielle e Anderson”. O movimento ocorreu após novas revelações na imprensa sobre a investigação que levantam suspeitas da ligação de altas autoridades com o crime.

Além disso, o 16º CBAS debateu a situação política e social na América Latina, palco de manifestações e mudanças importantes. A Associação Latinoamericana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Alaeits) enviou uma saudação aos participantes do evento, ressaltando o momento difícil pelo qual o continente passa nas áreas social, política e econômica, como consequência de medidas neoliberais. (Foto de Diogo Adjuto/CFESS).

A desigualdade e a indignação que resultam das políticas conservadoras já abalam o Chile, Porto Rico, Nicarágua, Honduras, Equador, Bolívia, Costa Rica e Haiti. A saudação da Alaeits ressalta que, como trabalhadores do Serviço Social, mais do que nunca, se exige da categoria articulação nos níveis nacional, regional e mundial para o enfrentamento dos desafios que se colocam diante do contexto apresentado.

O 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais foi uma realização do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), do Conselho Regional de Serviço Social do Distrito Federal (CRESS-DF) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO).

NOVA SEDE DA ABEPSS
Clique aqui e confira o vídeo sobre a inundação da antiga sede e a mobilização para a viabilização da nova sede.

Clique aqui e confira o vídeo do momento da inauguração da nova sede da ABEPSS.

A ABEPSS inaugurou sua nova sede e o novo Centro de Documentação, Memória e Pesquisa em Serviço Social no dia 31 de outubro, durante o 16º CBAS. Eles estão localizados dentro da Universidade de Brasília (UnB), no ICC/Norte, 1º andar, na sala B1-439.

A antiga sede, que também ficava na UnB, sofreu uma inundação decorrente de uma forte chuva que atingiu o Distrito Federal no dia 21 de abril de 2019. Equipamentos e arquivos, incluindo documentos históricos que estavam passando por processo de digitalização, foram danificados e em grande parte destruídos. O apoio da Universidade e de diversos outros parceiros foi determinante para que a nova sede se tornasse realidade, assim como o processo de restauração de uma parcela da documentação.
 
A professora Marilda Iamamoto marcou presença na inauguração e registrou sua alegria e satisfação: “Quero fazer minha saudação enquanto pesquisadora a essa iniciativa da UnB e da ABEPSS, de resguardar a memória e nossa história, e, mais do que isso, construir o Centro de Documentação em Serviço Social”. Ela ressaltou, ainda, a importância desse espaço para a produção científica e para o avanço da profissão. Clique aqui e confira o vídeo com a fala da professora.

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL

Durante o CBAS, a ABEPSS realizou em seu stand o processo de coleta das doações de livros para o Mestrado em Serviço Social da Universidade Católica de Angola. Trata-se de uma campanha lançada pela Associação, que culminou na arrecadação de 280 títulos que já foram enviados para o Mestrado, com objetivo de fortalecer o novo programa de pós-graduação no país africano, além de espraiar a produção brasileira.

AVALIAÇÃO DO CBAS

Circulam pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, dezenas de textos e vídeos de assistentes sociais, docentes, pesquisadoras e grupos de pesquisas de diversas instituições de todas as regiões brasileiras, que fizeram questão de demarcar a grandiosidade e potência do 16º CBAS.

As avaliações apontam o êxito do evento em tratar de temáticas caras e complexas não só para o Serviço Social, mas também para todas as profissões compromissadas com a defesa dos direitos sociais e com a construção de uma sociabilidade livre de explorações e opressões. É consensual nas avaliações a defesa do CBAS enquanto espaço de debate radicalmente crítico, laico e compromissado com os valores e princípios anunciados no Código de Ética.
 

Voltar