Política Nacional de Estágio da ABEPSS

A Política Nacional de Estágio (PNE) é um instrumento político pedagógico que tem por objetivo orientar os estágios supervisionados em Serviço Social na luta por uma educação de qualidade. Coloca o estágio como um dos momentos privilegiados da formação profissional na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A partir da concepção de estágio das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, em abril de 2010, a entidade torna pública a versão final deste documento.

A PNE apresenta de forma minuciosa a concepção de estágio, já presente nas Diretrizes Curriculares. Ela traz os princípios norteadores do estágio supervisionado, reforça a supervisão direta de estágio (Resolução 533 do CFESS), define parâmetros para o número de alunos por supervisor acadêmico, elucida questões sobre o estágio obrigatório e não obrigatório, define as atribuições de cada sujeito envolvido no processo de estágio, incentiva a construção dos Fóruns de Supervisão e aponta estratégias para a construção das Políticas de Estágio nas Unidades de Formação Acadêmicas.

A PNE apresenta uma leitura da realidade do seu tempo, norteia-se por um debate sobre a concepção de universidade que temos e qual modelo defendemos numa sociedade marcada pela luta de classes. 

A construção da PNE foi orientada por princípios democráticos e descentralizados de debates coletivos. A partir de um documento base, construído por representantes de cada regional da ABEPSS, foram realizadas 06 oficinas regionais, que tiveram a presença de 175 unidades de formação acadêmica e 4.445 participantes.

Reforçar a PNE na sua unidade de ensino, assim como as Diretrizes Curriculares da ABEPSS, a Resolução 533 do CFESS, o Código de Ética de 1993 e a Lei 8662/93, é seguir na defesa de uma educação de qualidade, que permita aos futuros assistentes sociais construir análises calcadas na realidade social e construir respostas profissionais nos espaços sócio institucionais, garantindo assim a direção social do projeto ético político do Serviço Social.