Quem Somos

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) é uma entidade Acadêmico Científica que coordena e articula o projeto de formação em serviço social no âmbito da graduação e pós graduação.  Dentre os seus princípios fundamentais está a defesa da universidade pública, gratuita, laica, democrática, presencial e socialmente referenciada.

Em 2016, a ABEPSS comemorou 70 anos de existência. Até a segunda metade década de 1990, a entidade denominava-se Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social (ABESS), mas a partir de 1996 passou a atual denominação ABEPSS, pois incorporou o Centro de Documentação e Pesquisa em Políticas Sociais (CEDEPSS).  Os objetivos dessa fusão foram: fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional; articular graduação e pós graduação; fortalecer a natureza científica da entidade; dar maior organicidade a pesquisa, o que culminou com a criação dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs) em 2010.

A entidade tem amplitude nacional e possui associados institucionais e/ou individuais em todos os estados brasileiros. Conforme previsto em seu Estatuto, os sócios institucionais são Unidades de Formação Acadêmica de Serviço Social presenciais que tem o compromisso de conduzir a processo formativo a partir dos fundamentos teórico-metodológicos e da direção ético política do serviço social brasileiro expressos nos princípios do atual Código de Ética dos Assistentes Sociais, nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS e em sua Política Nacional de Estágio. Os sócios individuais são todos aqueles profissionais de serviço social ou estudantes filiados que compartilham dos princípios e plataformas de lutas da entidade.

Ao longo da sua história, a ABEPSS construiu diversos instrumentos e ações de luta no sentido de fortalecer a formação em serviço social. Dentre esses se destacam: as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, a Política Nacional de Estágio, o Projeto ABEPSS Itinerante, as Oficinas Regionais e Nacional de Graduação e Pós Graduação, os Fóruns de Supervisão, Fórum de coordenadores de pós graduação, o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social e a TV ABEPSS. A entidade é responsável também pela edição da Revista Temporalis e por organizar o Encontro dos editores dos periódicos da área de serviço social. 

A entidade compõe junto com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) um coletivo que efetiva o Plano de Lutas em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior, cujo conteúdo inclui uma série de atividades voltadas para o fortalecimento do serviço social brasileiro e de sua atual direção ético política. Na articulação no âmbito da américa Latina, ABEPSS é filiada a ALAEITS. 
Quem Somos