Movimentos Sociais e Serviço Social

Grupo de estudos e pesquisas sobre as relações sociais de gênero e feminismo (UERN)

Contato: 
Grupo de estudos e pesquisas sobre as relações sociais de gênero e feminismo /
Núcleo de Estudos sobre as mulheres Simone de Beauvoir (NEM) e Grupo de estudos e pesquisas sobre relações patriarcais de gênero e feminismo (GEF) – UERN/Mossoró
Endereço eletrônico: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7436931850119089
 
Objetivo do Grupo/Diretório: Objetiva estimular os estudos e pesquisas em torno da trajetória e teoria do feminismo como sujeito político das mulheres. Ao mesmo tempo, estimula a socialização da vivência das experiências de pesquisas em equipes interdisciplinares, possibilitando a troca de informações entre pesquisadoras em diferentes níveis de formação, contribuindo para uma compreensão mais completa sobre a realidade social, política e econômica das mulheres na história.
  • Produção bibliográfica
Linhas de Pesquisa: Movimento Feminista: história e teoria
*Mirla Cisne Álvaro é assistente social e professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua em projetos nos seguintes temas: feminismo, movimentos sociais, Serviço Social, relações sociais de sexo; raça; etnia e classe.

DURIGUETTO, M. L. ; CISNE, M. . FEMINISMO E RADICALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA: desafios em tempos de recrudescimento do conservadorismo no Brasil. SER Social (Online), v. 17, p. 13, 2015.
GURGEL ; CISNE, M. . Brésil: Le féminisme et l'autonomie: le défi du collective total. Alternatives Sud, v. 22. 2015.
CISNE, M.. Direitos humanos e violência contra as mulheres: uma luta contra a sociedade patriarcal-racista-capitalista. Serviço Social em Revista (Online), v. 1. 2015.
CISNE, M.. Relações sociais de sexo, 'raça'/etnia e classe: uma análise feminista-materialista. Temporalis, v. 2. 2014.
CISNE, M.. Feminismo e Consciência Militante no Brasil. Cadernos de Crítica Feminista, v. 1. 2013.
CISNE, M.. Feminismo e Consciência de Classe no Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
CISNE, M.. Gênero, divisão sexual do trabalho e Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2015. v. 1. 152p .
CISNE, M.. FEMINISMO E MARXISMO: UMA RELAÇAO NECESSÁRIA PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES. In: Marcos Antonio Monte Rocha. (Org.). Feminismos plurais. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 113-131.
CISNE, M.. Políticas públicas para as mulheres nos governos Lula: um balanço crítico-feminista. In: Andreza de Oliveira Andrade; Josiane Maria de Castro Ribeiro; Maria Ilidiana Diniz; Fernanda Marques de Queiroz; Luana Paula dos Santos. (Org.). FEMINISMO, GÊNERO E SEXUALIDADE: diálogos contemporâneos. 1ed.Mossoró: Edições UERN, 2016, v. 1, p. 90-112.
CISNE, M.. FEMINISMO E LIBERDADE NO CAMPO: a importância do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) para a formação da consciência feminista. In: Karla Hora; Marcela Rezende; Gustavo Macedo. (Org.). COLETÂNEA SOBRE ESTUDOS RURAIS E GÊNERO: Prêmio Margarida Alves 4ª Edição. 1ed.Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2015, v. 1, p. 111-130.
CISNE, M.. Divisão Sexual do Trabalho, feminismo e Serviço Social. In: Marlene Teixeira; Maria Elaene Rodrigues Alves. (Org.). Feminismo e gênero: desafios para o Serviço Social. 1ed.Brasília: Abaré,2015.
CISNE, M.; SANTOS, S. Movimentos feministas e pela liberdade de orientação e expressão sexual: relações com a luta de classes no Brasil de hoje. In: Maria Beatriz Abramides; Maria Lúcia Duriguetto. (Org.). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. 1ed.São Paulo: Cortez, 2014.
 
  • Vínculos com movimentos sociais:
1. Atividades: Realização de trabalho de formação junto a movimentos de mulheres e/ou setores de mulheres de diversos movimentos sociais (como o do MAB); Realização de ações de promoção e/ou contribuição com debates, atos públicos e reivindicações diversas na pauta feminista, como a luta contra a violência, pela legalização do aborto e por políticas públicas. 
2. Movimentos e organizações com os quais trabalha: Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB); MAB.
 
Voltar