Movimentos Sociais e Serviço Social

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (UFPE)

Contato: 
Endereço eletrônico: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf
 
Objetivo do Grupo/Diretório: Objetiva investigar as configurações do poder em diferentes dimensões das relações sociais e práticas coletivas, nos contextos culturais, sociais e políticos, nas quais estão inseridas tais práticas, no meio urbano e rural. No plano teórico a interdisciplinaridade busca enriquecer as análises com base em diferentes perspectivas/olhares sobre os objetos de pesquisa e a promoção do diálogo entre as ciências sociais na construção do conhecimento. Institucionalmente o grupo tem o compromisso de fortalecer as relações entre atores sociais diversos (movimentos sociais, entidades, ONGs) e a Universidade Federal de Pernambuco. Outro aspecto é favorecer a construção de vínculos entre pesquisadores (as) deste grupo com outros grupos de trabalho de Universidades do país e do exterior.
  • Produção bibliográfica
Linhas de Pesquisa:
  1. Relações de poder, subjetividade e ação coletiva na contemporaneidade
  2. Relações Sociais de Gênero, Geração, Raça, Etnia e Família
 
*Mônica Rodrigues Costa é assistente social e professora associada da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Tem experiência na área de Ciência Política e de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, identidades coletivas, juventude, gênero, política de saúde.
 
MENEZES, Jaileila de Araújo; COSTA, Mônica R.  “Festa estranha com gente esquisita”: desafios e possibilidades para a participação juvenil. IN: CASTRO, Lucia Rabello; PRADO, Marco A. MAXIMO; MAYORGA, Claudia. Juventude e a experiência da política no contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. Contra Capa, 2012.
COSTA, Mônica R.; MENEZES, Jaileila de Araujo; SAMICO, Shirley de LimaPara Além das rotas preestabelecidas: as tensões de gênero em um mutirão de grafite. Revista Athenea Digital - 13(3): 57-74 (noviembre 2013) -ARTÍCULOS- ISSN: 1578-8946.
COSTA, Mônica R.; Menezes, Jaileila de A. O Diálogo Entre os Diferentes Sujeitos ao Longo dos Processos de Produção do Conhecimento. I Simpósio Internacional de Metodologias Participativas na Construção do Conhecimento. Universidade Federal de São Paulo, julho de 2015.
 
 
 
  • Projetos de Pesquisa e Extensão:
  1. Articulando Juventude, Cultura e Participação Política (2011 – 2013)
Objetivo geral: Dialogar sobre o engajamento juvenil em movimentos sociais
  1. Reflexões sobre gênero e participação social no movimento hip hop (2010 – 2012)
Objetivo geral: Contribuir para o empoderamento das jovens mulheres no movimento hip hop e para sua organização como grupo. 
  1. Colocando o papo em dia: A pesquisa sobre o movimento hip hop em Caruaru
Objetivo geral: Provocar a reflexão do movimento sobre a questão da desigualdade social na cidade de Caruaru
 
  1. Responsáveis: Equipe: Porfa. Drª Mônica Rodrigues Costa (morodrigues.costa@gmail.com); Profa. Drª Jaileila de Araujo Menezes (jaileila.araujo@gmail.com)
  2. Movimentos e organizações com os quais trabalha: GLBT, movimento Negro, movimento Estudantil, movimento de Mulheres e movimento Hip Hop
 
Voltar