Movimentos Sociais e Serviço Social

Grupo de Pesq. Cidade, Habitação e Espaço Urbano, Prog. de Apoio à Reforma Urbana (PARU) - UFPA

Contato: 
Endereço eletrônico: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2424088818734362
 
Objetivo: O Grupo de Pesquisa Cidade, Habitação e Espaço Humano reúne pesquisadores interessados em discutir as contradições sócio-espaciais inerentes à cidade capitalista, particularmente as desigualdades no acesso - pelas frações de classe trabalhadora - aos bens e serviços produzidos pelo mercado e pelo Estado, particularmente em relação à habitação. Reflete sobre o modelo de gestão de cidades construído e propagado pelos bancos multilaterais, especialmente o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Busca apreender os elementos universais, singulares e particulares dessas contradições nas cidades da Amazônia. Desenvolve estudos sobre a atuação das organizações não governamentais e movimentos sociais em vista da democratização no acesso às políticas urbanas. Investiga teorias e método de projeto habitacional que leve em consideração a subjetividade do usuário na produção do espaço da moradia.
  • Produção bibliográfica
Linha de Pesquisa: ONG's, movimentos sociais e controle social no espaço urbano
*Joana Valente é assistente social e Professora Associada II da UFPA. Tem experiência na área de Serviço Social, com duas ênfases: fundamentos do Serviço Social e questão urbana e habitacional.
SANTANA, J. V.Rocha de Sá, Maria Elvira (Org.). Políticas Públicas e lutas sociais na Amazônia: enfoques sobre planejamento, gestão e territorialidade. Belém: ICSA/UFPA, 2011.
 
  • Vínculos com movimentos sociais:
1. Atividades: Acompanhamento e assessoria de movimentos sociais urbanos
2. Equipe: profa. Joana Valente, Maria Elvira Sá, Roselene Portela
3. Contatos: paru@ufpa.br
http://www.icsa.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1256&Itemid=244
 
Voltar