Notícias

ABEPSS divulga nota de solidariedade a docente detido na imigração mexicana

31/01/2023

Professor da Ufal foi detido pela imigração do México ao tentar entrar no país para a realização do estágio pós-doutoral 


Em nota, a Abepss presta solidariedade ao professor Dr. Diego de Oliveira Souza (Ufal). O docente foi detido pela imigração do México ao tentar entrar no país para a realização do estágio pós-doutoral. 

De acordo com o professor, ao tentar entrar no país com sua família, as autoridades de imigração alegaram que os passaportes e vistos eram falsos. Diego e sua família foram embarcados de volta ao Brasil.

Diego permaneceria vinculado ao Centro de Estudios sobre la Ciudad (CEC), da Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM), na qualidade de bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Frente a esta atrocidade, a Abepss presta sua irrestrita solidariedade a Diego e sua família, ao tempo que solicita esclarecimentos das autoridades competentes. Entendemos que este ato constitui um atentado à liberdade e ao avanço da ciência e tecnologia, tão necessário ao bem-estar e solidariedade entre os povos", destaca a direção da ABEPSS, na nota.

NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social vem a público expressar seu repúdio à situação de violência e arbitrariedade sofrida pelo prof. Dr. Diego de Oliveira Souza, da Universidade Federal de Alagoas, atualmente docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da mesma Universidade. O professor buscou entrada no México, juntamente com sua família, para realização de estágio pós-doutoral, munido de toda a documentação exigida por aquele país, onde permaneceria vinculado ao Centro de Estudios sobre la Ciudad (CEC) da Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM), na qualidade de bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com informações prestadas pelo docente, ao chegar na imigração, no dia 27 de janeiro de 2023, as autoridades alegaram que seus passaportes e vistos eram falsos, apesar dos mesmos terem sido emitidos no Consulado do México no Rio de Janeiro. O colega informa que foi detido, separado da família, sem direito a manter contato com ninguém, pois teve seus pertences confiscados, inclusive seu celular. Ao final, o docente e sua família foram embarcados de volta ao Brasil, ficando por 12 horas em Bogotá, acompanhados por seguranças, tendo seus filhos dormido no chão do aeroporto, sem direito a alimentação.

Frente a esta atrocidade, a Abepss presta sua irrestrita solidariedade a Diego e sua família, ao tempo que solicita esclarecimentos das autoridades competentes. Entendemos que este ato constitui um atentado à liberdade e ao avanço da ciência e tecnologia, tão necessário ao bem-estar e solidariedade entre os povos.

Brasília, 30 de janeiro de 2023.
Erlenia Sobral do Vale
Presidenta da ABEPSS Gestão 2023/2024 “Em Luta, Seguimos Atentas E Fortes: Luciana Cantalice, Presente!”


Clique aqui e confira a nota em PDF. 

Voltar