Notícias

ABEPSS e AIETS realizam seminário internacional para discutir o Serviço Social no mundo

07/07/2022

Atividade também discutirá as particularidades latino-americanas. Seminário acontecerá no dia 13, na UFPE, em Recife, e também será transmitido pela TV ABEPSS


 

Diálogos Internacionais! No dia 13 de julho, a ABEPSS e a AIETS-IASSW (Associação Mundial de Escolas de Serviço Social) realizarão um seminário com o objetivo de refletir sobre os grandes dilemas da sociedade contemporânea e os desafios para o Serviço Social latino-americano.
 
A atividade acontecerá presencialmente no Auditório Dênis Bernardes do CCSA/UFPE, em Recife-PE, e também será transmitida pela TV ABEPSS (YouTube). As discussões acontecerão das 14h às 18h.
 
O seminário é mais um passo na internacionalização do Serviço Social brasileiro. O coordenador de Relações Internacionais da ABEPSS, Ramiro Dulcich, explica que o evento é um espaço para apresentar a realidade latino-americana e a conjuntura brasileira, assim como conhecer a realidade e os desafios do Serviço Social dos diferentes continentes neste momento de crises global. 
 
“É importante para conhecermos a realidade do Serviço Social nas diferentes regiões do planeta, seus principais problemas e desafios, bem como suas estratégias e projetos de construção profissional. Trata-se de criar um espaço de diálogo, de troca de experiências e de promoção dos intercâmbios institucionais do Serviço Social brasileiro com o resto do mundo”, frisa.
 
O encontro acontecerá em Recife, Pernambuco, no Nordeste brasileiro, com o objetivo de explorar as diferentes regiões do país, apresentando o potencial geográfico do Brasil e fugindo dos grandes centros.
 



Participantes internacionais
Participarão do evento, representantes da AIETS- IASSW das diferentes regiões da entidade. O evento inclui duas mesas de debate, a primeira sobre “Serviço Social e Lutas Sociais na América Latina”, às 14h, com a professora Marilda Vilella Iamamoto, uma referência medular do Serviço Social brasileiro, e Rosa Amorim, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um dos maiores movimentos sociais da América Latina.

Já a segunda mesa, a partir das 16h, será uma roda de conversa com o tema “A AIETS- IASSW na atual conjuntura global: comentários e sugestões para o futuro”, e participarão representantes de diversos continentes da AIETS:  Annamaria Campanini (Itália) - presidenta da organização, TAN Ngoh Tiong (Cingapura), Shahana Rasool (África do Sul), Marlene Corydon Harritso (Dinamarca), Barbara Shank (Estados Unidos) e  Rita Meoño Molina (Costa Rica - América Latina), Alexandra Mustafá (Brasil). A mediação ficará por conta de Darla Coffey (Estados Unidos / Comitê de Capacitação da IASSW)).

Organização
O evento é organizado pela ABEPSS e pela AIETS, e conta com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). 
 
 

Voltar