Notícias

ABEPSS participa de ato na PUC/RS em defesa da continuidade do PPGSS

20/10/2022

O ato contou com a presença de discentes, docentes e assistentes sociais


Luta coletiva! Nessa quarta-feira, 19, a ABEPSS participou, em Porto Alegre-RS, de um ato que marcou a luta pela continuidade do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). A atividade ocorreu na sede da instituição de ensino.

O ato contou com a presença de discentes, docentes e assistentes sociais, marcando a luta pela continuidade do PPGSS da PUC-RS, que é o único com doutorado em Serviço Social no estado do Rio Grande do Sul. Após a manifestação, foi realizada uma aula pública com Giovani Scherer e Berenice Rojas Couto.
 
“O fechamento do curso e do programa é uma afronta ao Serviço Social. Não vamos recuar. Vamos seguir defendendo, como historicamente a ABEPSS tem feito, o Serviço Social como área do conhecimento e sua importância para o desenvolvimento de toda a sociedade, em especial a brasileira, marcada por profundas desigualdades. Todo apoio ao PPGSS da PUC-RS”, destaca o presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira.
Em agosto, a ABEPSS, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os 35 programas de pós-graduação da área de Serviço Social divulgaram uma nota em defesa do PPGSS da PUC-RS, após a instituição informar que não seriam mais abertas vagas para os cursos de pós.
 
“Em um momento em que a ciência é colocada à prova e a desqualificação da pesquisa e do conhecimento científico tem sido amplamente difundida, a possibilidade de fechamento de um programa de excelência, com nota seis (06) pela CAPES, desde 2010, integrante do PROEX-CAPES, é uma afronta e uma ameaça à continuidade da formação de quadros qualificados e de produção científica, que atinge a área de Serviço Social no país”, destaca um trecho da nota divulgada em agosto.
Clique aqui e confira a nota!

A ABEPSS permanecerá na defesa da ciência brasileira e do Serviço Social como área de formação!
 










Voltar