Notícias

Abepss repudia a parceria da CAPES com a mineradora Vale.

29/02/2016

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS vem manifestar sua indignação com a parceria estabelecida pela CAPES com a empresa de mineração Vale em prêmio que carrega os nomes dessas instituições voltado para a produção de teses e de dissertações nas pós graduações nacionais.

Abepss repudia a parceria da CAPES com a mineradora Vale.

"A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS vem manifestar sua indignação com a parceria estabelecida pela CAPES com a empresa de mineração Vale em prêmio que carrega os nomes dessas instituições voltado para a produção de teses e de dissertações nas pós graduações nacionais.
 
 A constituição - no mínimo acrítica - desta parceria nos causa repulsa e nos somamos a pesquisadoras e pesquisadores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em seu Manifesto de Indignação, considerando a incapacidade total de conciliação das práticas políticas e sociais da empresa Vale com qualquer concepção de sustentabilidade, de respeito aos direitos humanos e ambientais e horizonte de formação humana minimamente digna e compromissada com a vida em todas as suas formas.
 
 Não é preciso relembrar fatos históricos e recentes, bastante difundidos nas mídias, sobre a forma como a empresa em foco lida com o ambiente e a vida que nele habita. 
 
 A escolha por uma parceria com uma instituição que pode ser claramente qualificada como "violadora ambiental e de direitos humanos" coloca em questão de forma pública a seriedade e o compromisso na formação, produção de pesquisas e de conhecimento no Brasil. Manifestamos nosso repúdio, convocamos a comunidade científica para esse manifesto e esperamos a revisão dessa parceria no sentido de sua ruptura".

 
Leia o manifesto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Voltar