Notícias

ABEPSS em luto pela ciência, cultura e história do Brasil e do mundo

03/09/2018

A associação lamenta profundamente o incêndio que destruiu o acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro

ABEPSS em luto pela ciência, cultura e história do Brasil e do mundo

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) lamenta profundamente o incêndio que teve início nesse domingo, 2 de setembro, e destruiu o acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

O museu completou 200 anos no mês de junho, era o mais antigo do Brasil, e possuía um acervo com mais de 20 milhões de itens.

A instituição é mais uma vítima dos cortes no orçamento realizados pelo governo federal e da Emenda Constitucional (EC) 95, que congelou os investimentos do governo por 20 anos.

Com base em dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal, os pagamentos ao museu foram de R$ 979 mil em 2013, recuando para R$ 643 mil, no ano passado. Em termos nominais, essa queda é de 34%.

A ABEPSS é uma entidade que atua por uma educação crítica e inclusiva e pelo fomento à pesquisa. E mais esse triste capítulo da história do Brasil é fruto da conjuntura política de retrocessos impostos pelo governo federal, que precariza as instituições públicas e ataca direitos da população.

Nosso passado foi e está sendo queimado pelo descaso do governo com a educação, com a ciência, com a história e com a população do Brasil. E com isso, infelizmente, também o nosso futuro.

Gestão "Quem é de Luta, resiste!"
Biênio 2017-2018.

Voltar