Notícias

Assembleia Geral da ABEPSS aprova contas da gestão e elege nova diretoria

22/12/2022

Reunião ocorreu dentro da programação do ENPESS

Nova diretoria da ABEPSS que assume a entidade em janeiro.
O XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, o ENPESS, reuniu, de 14 a 17 de dezembro, mais de mil pessoas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento foi marcado por uma programação diversa, com inúmeras atividades. No sábado, 17, foi realizada a Assembleia Geral da ABEPSS que, entre outras deliberações, aprovou as contas da atual gestão e elegeu a nova diretoria da associação para o biênio 2023/2024. 

A chapa única "Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!" foi eleita com 99% dos votos válidos. A chapa tem como presidenta, agora eleita, a professora Erlênia Sobral do Vale, da Universidade Estadual do Ceará. A gestão tomou posse na assembleia, e assume a entidade a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
 
A atual gestão “Aqui se respira Luta!” (2021/2022) realizou a prestação de contas, que foi aprovada pelas/os delegadas/os presentes na reunião. O parecer do Conselho Fiscal foi positivo e apontou pela aprovação das contas.

“A gestão ‘Aqui se respira luta teve’ o compromisso e responsabilidade econômica e financeira com as contas da ABEPSS. Resultado disso é que deixamos dinheiro em caixa para que a próxima gestão possa realizar os pagamentos fixos no próximo período”, destaca o presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira. 

A diretoria também realizou a prestação de contas políticas, das ações encampadas pela entidade no período. 
 
Atual diretoria da ABEPSS
Atual diretoria da ABEPSS.

“A nossa avaliação é que foi uma gestão com muitas atividades, uma gestão que se envolveu tanto nacionalmente quanto regionalmente para enfrentar os desafios impostos na realidade. Os desafios foram inúmeros,  de obscurantismo, de negacionismo, de retirada de direitos da educação, como o desfinanciamento das universidades, o fechamento de alguns cursos, como o da PUC-RS, os cortes na educação, entre outros.  A gente entende que a gestão ‘Aqui se respira luta’ cumpriu  com o seu papel e contribui com a ABEPSS durante esses dois anos”, avalia Teixeira. 

Política de comunicação
A Assembleia Geral aprovou, por unanimidade, a Política de Comunicação da ABEPSS. O documento foi amplamente discutido nas Escolas de Serviço Social, entre as/os sócias/os individuais, docentes, e outros, antes de ser apreciado pela plenária da assembleia. 

A política foi elaborada por uma comissão de trabalho temporária, e foi apresentada no I Seminário Nacional de Comunicação da ABEPSS, que ocorreu em abril, e na sequência o documento foi enviado para o debate público. 

O documento tem como ponto de partida a centralidade que a comunicação tem ganhado no debate democrático, com o avanço das tecnologias de comunicação e as modificações que apontam para o próprio cotidiano profissional - e portanto, para a formação - colocam a necessidade de consolidar um documento que expresse a política de comunicação da entidade, com seus marcos teóricos, políticos e técnicos. O material consolida uma reflexão sobre o lugar da comunicação na formação de assistentes sociais, no desenvolvimento e socialização de pesquisas.

Clique aqui e saiba mais sobre a política de comunicação - o documento disponível é inicial. Em breve será divulgada a versão final do material. Clique aqui e confira o Colóquio do ENPESS sobre a política. 

Gestão: "Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!"
Eleita para o biênio 2023/2024, a gestão "Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!", reforça, no material de apresentação, que dará continuidade ao fortalecimento da direção ético-político do Serviço Social. 

“Após 75 anos de história de luta da ABEPSS, nos propomos a dar continuidade ao fortalecimento da direção ético-político do Serviço Social, consolidada no trânsito dos anos de 1990 e 2000, na defesa da dimensão político-organizativa de nossas entidades e das Diretrizes Curriculares de 1996, no compromisso com uma formação profissional crítica e de qualidade”, destaca a chapa.

A presidenta eleita, Erlênia Sobral do Vale, após a votação, destacou que a chapa tem a memória de Luciana Cantalice (UFPB), que faleceu precocemente, em novembro.  "A gente trouxe para a nossa chapa essa memória e esforço coletivo que ela fez de aglutinar pessoas. A gente está trazendo representantes do Brasil inteiro”, disse. 

Antes do falecimento, Luciana Cantalice estava construindo uma chapa que disputaria a presidência da ABEPSS. 

Clique aqui e confira a composição da chapa e o plano de ação. 

Clique aqui e confira a apresentação da chapa. 


ENPESS
O ENPESS é o principal encontro acadêmico científico da área de Serviço Social de reconhecida relevância nacional e internacional, e a 17ª edição trouxe novidades importantes, como a realização de atividades remotas, nos dias 7 e 8 de dezembro - disponível na TV ABEPSS, o lançamento da plataforma antirracista e o espaço para crianças, que proporcionou às/aos responsáveis por crianças a participação no evento.

Foram realizadas mesas coordenadas, apresentações de trabalhos (oral e pôsteres), lançamento de livros, atividades culturais, o fórum de supervisão de estágios e uma conferência com movimentos sociais de esquerda. No Instagram da ABEPSS, você confere a cobertura dos quatro dias de evento. Clique aqui e confira. E na TV ABEPSS você algumas transmissões do evento. 

Clique aqui e confira mais fotos.
 




Voltar