Notícias

Conheça o memorial Nosso Luto, Nossa Luta: homenagem às assistentes sociais vítimas da Covid-19

13/07/2020

Espaço foi criado a partir de uma parceria do conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social) e a ABEPSS

 


Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social) e a ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) registram, com pesar e consternação, o falecimento de assistentes sociais, várias/os em decorrência do exercício profissional, no contexto de pandemia e combate ao novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil.


Muitas/os são profissionais que, atuando na linha de frente, cumprindo seu dever profissional nas diferentes regiões do país, tiveram suas vidas ceifadas; a maioria mulheres, trabalhando sem condições de trabalho, algumas/alguns dedicadas/os a estudos e pesquisas de pós-graduação.


Com muito compromisso, realizaram seu trabalho cotidiano com engajamento ético-político. O legado dessas colegas se inscreve na construção e consolidação da direção social da profissão e merece nosso reconhecimento e respeito.


Exercendo um trabalho muitas vezes anônimo, invisível para o capital, mas reconhecido e necessário para a população usuária, estas mortes gritam e denunciam a omissão do Estado brasileiro quanto à falta de recursos das instituições, de equipamentos de proteção individual (EPIs), extenuantes jornadas de trabalho, com equipes reduzidas, muitas vezes submetidos/as ao assédio moral.


Por essas memórias e por nossas vidas, seguiremos fazendo a defesa de condições éticas e técnicas de trabalho, denunciando a violação de direitos no exercício profissional e a falta de garantias de sobrevivência de toda a classe trabalhadora.


Como entidades representativas da profissão, manifestamos nossa solidariedade às famílias e amigas/os, reconhecendo que o trabalho desenvolvido deixa sua marca para a sociedade e para o Serviço Social brasileiro.


Manifestamos também nossa solidariedade política à Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso) e nosso pesar pela perda de estudantes de Serviço Social, cuja formação e compromisso com uma educação pública, de qualidade, crítica, laica tanto nos desafia e nos encoraja a seguir na luta por este horizonte.


Este é o sentido deste memorial. Para homenagear cada assistente social vítima do descaso do Estado brasileiro. Que este seja um espaço de luto e de luta. De memória e resistência.


Seguimos fazendo a defesa de condições éticas e técnicas de trabalho, denunciando a violação de direitos no exercício profissional e a falta de garantias de sobrevivência de toda a classe trabalhadora.


Nosso luto é nossa luta!


Nenhuma vida a menos!


Clique aqui e acesse ao memorial! 

 

Voltar