Notícias

Debate étnico-racial será pauta prioritária da gestão da ABEPSS

16/03/2023

A ampliação do debate sobre a questão étnico-racial foi definida como prioridade para o biênio 2023-2024


De 6 a 10 de março, a ABEPSS realizou o planejamento da gestão para o biênio 2023-2024. Foram definidas as prioridades para o período, entre elas estão a ampliação do debate sobre a questão étnico-racial, que será prioritária, a apropriação e capilarização da Política de Comunicação da ABEPSS e a aproximação com as Unidades de Formação (UFAs). 

As atividades, entre debates e plenárias, foram realizadas de forma remota, pelo Google Meet. Conforme destaca a presidenta da ABEPSS, Erlenia Sobral (Uece), as discussões foram democráticas e tiveram ampla participação da gestão. Ex-diretoras/es de outras gestões da ABEPSS também contribuíram com o processo. 

“O planejamento teve uma perspectiva formativa muito importante, onde conseguimos eleger as prioridades do biênio. A gente discutiu desde conjuntura, trazendo aspectos mais imediatos da realidade, até debates mais profundos, como o debate étnico-racial”, explica a presidenta. 

Erlenia também ressalta que durante a atividade foram feitas discusões do legado de outras gestões, como os documentos que tratam da curricularização da Extensão, da Política de Comunicação, a Plataforma Antirracista, entre outros. 

O debate sobre a questão étnico-racial será prioritário na gestão da ABEPSS. A suplente da diretoria Maria Helena Elpidio (Ufes), participou da atividade e falou sobre a questão e a importância da centralidade da pauta para a entidade e para o Serviço Social. 

“O debate sobre a questão étnico-racial no Serviço Social é fundamental pela própria concepção de profissão que nós temos, que é uma profissão que atua nas mais diferentes expressões da Questão Social, e é uma profissão que precisa fazer uma leitura de realidade que contemple toda a complexidade do das relações sociais. E o racismo é um dos elementos estruturantes das relações sociais no modelo capitalista que nós vivemos. Então, pensar o Serviço Social,nos exige fazer uma leitura crítica e radical da questão étnico-racial”, pontua Maria Helena.

“O Serviço Social Brasileiro avança ao incorporar essa pauta. E a ABEPSS também avança quando traz a centralidade da gestão, com um conjunto de ações importantíssimas para uma formação antirracista”, destaca Maria Helena. 

Durante o planejamento, também foram criadas comissões de trabalho para estudos e diagnósticos da realidade, para que haja uma interação maior com as demandas, para que sejam desenvolvidos trabalhos de qualidade. 

Confira abaixo os principais destaques do planejamento: 

● Aspecto formativo com a perspectiva da sintonia e avanço políticos da gestão via regionais;  

● Reconhecimento do legado das gestões anteriores, através dos documentos cuja divulgação deveremos perseguir: Curricularização da Extensão, Política de Comunicação, documentos presentes na Plataforma Antirracista, dentre outros; 

● Aprofundar a aproximação com as Unidades de Formação; 

● Avanço na comunicação da ABEPSS; 

● Definição da pauta das relações étnico-raciais como prioridade do biênio.

Voltar