Notícias

É necessária a revisão de critérios adotados para o atendimento das propostas apresentadas

27/11/2020

Diante do resultado preliminar da Chamada CNPq, número 25/2020, a ABEPSS manifesta a necessidade de revisão de critérios adotados 


 

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (AEBPSS), diante do resultado preliminar da Chamada CNPq, número 25/2020, manifesta a necessidade de revisão de critérios adotados para o atendimento das propostas apresentadas pelos Programas de Pós-Graduação da área. 

Observa-se nesses resultados a profunda escassez de fomento às pesquisas na área, diante da restrição de quantidade de bolsas concedidas a seus programas: apenas dois programas dessa área foram contemplados e, ainda, com cortes significativos em relação às cotas de bolsas anteriores.  

Salientamos que a lógica de não concessão de bolsas a programas ainda não contemplados em editais de anos anteriores, associada à priorização dos que atendem a quesitos de notas máximas na avaliação, não é equânime em relação às diversidades regionais do nosso país e em relação a programas de pós-graduação em consolidação. 

Tais diversidades regionais e diferenças não podem ser desconsideradas à revelia de adequações de recursos a cortes substantivos de verbas necessárias às pesquisas de grande impacto social. A lógica das pesquisas não obedece a meros cálculos numéricos.

Somamos nossa preocupação às manifestadas por associações de pesquisa no Brasil; às inquietações e manifestações dos programas da área tiveram seus méritos reconhecidos e, ainda assim, não foram contemplados no referido edital; aos demais fóruns que, ao longo destes últimos dois anos, vêm manifestando as dificuldades geradas por regras editalícias e resultados que evidenciam o desfinanciamento da pesquisa em nosso país. 

Solicitamos assim, em nome dos programas de pós-graduação da área, a revisão dos referidos resultados.

Brasília (DF), 27 de novembro de 2020.

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social 

Gestão “Resistir e avançar, na ousadia de lutar!”

Voltar