Notícias

Em novembro, será realizado o XXIII Seminário da ALAEITS

01/02/2022

As inscrições de resumos começam este mês e vão até março. Evento acontecerá no Uruguai, entre os dias 21 e 23 de novembro


De 21 a 23 de novembro deste ano acontecerá, em Montevidéu, no Uruguai, o XXIII Seminário da Associação Latinoamericana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (na sigla em espanhol ALAEITS). O evento tem como temática central a “Radicalização do Neoliberalismo e a Pandemia: contradições, resistências e desafios para o Serviço Social na garantia de direitos" (em tradução livre) e será realizado de forma online e presencial. 

Podem participar do evento estudantes de serviço social, professores/as, assistentes sociais, bem como demais interessados de outras áreas das ciências. As inscrições iniciarão ainda este mês, na página do evento (clique aqui e confira). 

O Seminário seria realizado no ano passado, mas foi adiado em decorrência da pandemia. Por conta desse cenário sanitário, que é incerto, a atividade será realizada de forma híbrida. 

“É um evento de grande relevância acadêmica e projeção internacional. Espera-se a presença de mais de mil pesquisadores, estudantes e profissionais da América Latina, tendo como referência os participantes das edições anteriores. Da mesma forma, o seminário terá um caráter misto, presencial-virtual, o que permitirá uma participação mais ampla e maior impacto”, destaca o convite na página do evento, feito pela ALAEITS e o Departamento de Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da República, organizadores da atividade. 

De acordo com o coordenador de Relações Internacionais da ABEPSS, Ramiro Dulcich, o seminário fará um resgate da história da ALAEITS, que se constrói ao calor de um processo de análise crítica do Serviço Social na América Latina. 

“É o seminário ordinário que congrega todos os países da América Latina que fazem parte da ALAEITS. A atual Associação se conforma nas décadas de 60 e 70, no contexto do movimento latino-americano de Reconceituação do Serviço Social, logo depois de se desvincular da OEA. No seminário, por tanto, haverá um resgate do movimento de reconceituação que, impulsionado pela Revolução Cubana de 1959, representa um marco para o Serviço Social crítico na América Latina”, destaca Dulcich. 

O coordenador explica que o tema do evento, a “Radicalización del neoliberalismo y pandemia; contradicciones, resistencias y desafíos para el Trabajo Social, en la garantía de derechos”, é central para a América Latina na atual conjuntura, que é marcada por uma ofensiva neoliberal e neoconservadora do imperialismo. “A crise sanitária, a crise econômica e social se dão, na América Latina, em um contexto de crise do sistema capitalista que se expressa na atual ofensiva neoliberal do capital na região, que agrava a “questão social” nos nossos países; esse é o denominador comum aos países latino-americanos”, pontua. 

Cronograma
A submissão de artigos acontecerá de fevereiro a março, período em que serão aceitos os resumos.  Em junho, será feita a comunicação sobre a aceitação dos resumos e, de julho a agosto, poderão ser feitas as submissões dos artigos completos. O seminário acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro. No dia 24, será realizada a Assembleia da ALAEITS, em que será escolhida a nova direção da entidade. 

Construção do evento 
O coordenador de relações internacionais da ABEPSS, ressalta ainda que o Seminário está organizado em três momentos. O primeiro será sobre o estado das artes da pesquisa em Serviço Social na América Latina; quais os temas priorizados, as questões regionais e a situação dos debates e produção de conhecimentos, no intuito de construir uma pauta de pesquisa comum na ALAETIS.

O segundo momento será voltado aos centros de formações em Serviço Social, pois discutirá o processo de formação profissional, com a apresentação de balanços, avaliações, experiências e afins, particularmente no contexto da pandemia. 

Já o terceiro momento, será voltado ao debate político-organizativo da ALAEITS e os desafios da atual conjuntura para a nova gestão. Na pauta serão discutidas propostas de fortalecimento político da entidade, no intuito de ampliar sua incidência e protagonismo nos debates públicos da sociedade latino-americana, no que diz respeito aos direitos sociais, às políticas sociais e à interpretação e explicação das “questões sociais”. 

No último dia do evento, será realizada a Assembleia da ALAEITS, em que será feita a votação para decidir a direção da Associação para o próximo biênio. 

Clique aqui e confira a página do evento. 

Voltar