Notícias

FENTAS divulga nota em defesa da saúde e contra ataques do Governo Federal

11/02/2022

Documento destaca o aprofundamento da crise social e econômica e a importância da luta contra os ataques. A ABEPSS integra o Fórum. Confira!


O Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadoras e Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) divulgou uma nota em defesa da saúde, da proteção dos profissionais, do SUS e da vacinação. O documento surge no contexto do aprofundamento da crise econômica no país e de ataques às políticas públicas e à saúde por parte do Governo Federal. A ABEPSS é uma das entidades do Fórum e endossa a nota. Clique aqui e confira. 

O documento também repudia “a política neoliberal em associação com o conservadorismo fascista, e a política planejada, intencional e genocida do atual desgoverno brasileiro, cuja presidência é explicitamente desumana e, com Mourão e Guedes, atacam incessantemente os direitos sociais conquistados com muita luta no Brasil”.

A representante da ABEPSS no FENTAS, Juliana Melim, explica que a nota surge em meio uma análise de conjuntura desse aprofundamento da crise social e econômica no contexto da pandemia, dos ataques à ciência, à vacinação, à saúde por parte do governo. Juliana participou da comissão responsável por redigir o documento, que foi aprovado pelas entidades que compõem o Fórum.  

“A nota vem expressar a defesa da ciência, do SUS, da vacinação, da vacinação de crianças e adolescentes e a defesa das vidas da nossa população. Ela defende também a proteção e a segurança dos trabalhadores da saúde nos seus espaços de trabalho, a necessidade de investimento de recursos públicos para a área da saúde, de campanhas que incentivam a população à vacinação, da ampliação da cobertura vacinal, da distribuição gratuita e massiva das máscaras do tipo PFF2 e KN95, que são as máscaras que comprovadamente garantem uma maior proteção para a população  e mostra as contradições desse governo”, explicou Juliana. 

A nota também destaca que o Fórum seguirá na luta por investimentos, concurso público, proteção física e psicossocial para os profissionais, ampliação da cobertura vacinal, uma política de testagem para a Covid-19, entre outras. 

“Reafirmamos o direito à saúde, à existência digna representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, sendo considerado pela doutrina e legislação uma obrigação do Estado e uma garantia de todo cidadão e toda cidadã. O trabalho em saúde é para cuidar e salvar vidas e, por isso, precisa ser cuidado e valorizado pela sociedade e pelos governos!”, finaliza o documento. 

ABEPSS no FENTAS
Desde gestões anteriores, a ABEPSS vem construindo espaço no FENTAS, por entender a importância da articulação de entidades que representam as trabalhadoras e trabalhadores da saúde no Brasil. Vale destacar que o Serviço Social, as/os assistentes sociais são considerados legalmente profissionais da área da saúde. 

Clique aqui e confira a nota.   

Voltar