Notícias

Fortalecimento do curso de Serviço Social na universidade pública: Unilab faz pré-filiação à ABEPSS

05/04/2023

Com curso recém-criado, universidade reconhece a importância do projeto teórico e político da associação


Fortalecimento! O curso de Serviço Social da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) se pré-filiou à ABEPSS, em cerimônia realizada no campus da Liberdade, em Redenção, no Ceará, no dia 29 de março. Movimento feito pela instituição reconhece e fortalece o projeto teórico e político da associação e o Serviço Social Brasileiro. 

“O processo de filiação significa que a atual coordenação do curso compreende a orientação do Serviço Social Brasileiro sobre as Diretrizes Curriculares e a relevância política do acompanhamento teórico e político da entidade. A Unilab é uma universidade internacional e estratégica para uma gestão pública comprometida com os interesses de formação da classe trabalhadora”, destaca a presidenta da ABEPSS, Erlênia Sobral (Uece), sobre a pré-filiação. 

O processo de filiação da Unilab começou na gestão 2021-2022 da ABEPSS, e foi consolidado no evento realizado no dia 29 de março, já na gestão “Em luta, seguimos atentas e fortes: Luciana Cantalice, presente!”  (2023-2024). 

Sobre o evento, a presidenta da ABEPSS ressalta que teve um importante simbolismo. “Foi algo bem simbólico pois tivemos a presença de três gestores da instituição, além da coordenação do curso e nós da ABEPSS. Além de situarmos a importância histórica da entidade na sua relação com as UFAs, debatemos questões específicas de funcionamento da Unilab, particularmente a exigência da presença majoritária de assistentes sociais no corpo docente que hoje desafia para a chamada de concursadas e ainda criação de novas vagas”, diz Erlenia. 

Participaram do evento, além da ABEPSS, a direção do Instituto de Ciências Aplicadas da Unilab, a Pró-reitoria de Graduação e o vice-reitor da instituição. 

“Avaliamos que o ato solene foi a concretização dos diálogos tecidos entre a IES e a entidade representativa da profissão. O destaque disso é o compromisso da gestão com a qualidade da formação e do exercício profissional”, destaca a vice-coordenadora do Curso de Serviço Social da Unilab, Nathália Diórgenes Ferreira Lima que, em parceria com a professora Cinthia Fonseca, idealizou o evento realizado. 

Nathália observa também que “a pré-filiação para o curso da Unilab significa a implementação de um curso de qualidade, alinhado às discussões contemporâneas da profissão e compreendendo as suas determinações sociais e históricas”.

Sobre o processo de filiação à ABEPSS, Nathália avalia que marca o compromisso com as Diretrizes Curriculares da entidade e com a qualidade da formação e consolidação da profissão. 

“A filiação à ABEPSS marca duas questões importantes. Uma diz respeito ao compromisso com as diretrizes curriculares construídas coletiva e historicamente dentro da profissão. É fruto de intensas lutas e discussões que estão em consonância com o projeto ético-político do Serviço Social. Estar alinhada a essas diretrizes significa compromisso com a qualidade da formação profissional e com a consolidação da profissão. Uma segunda questão se refere ao fortalecimento das nossas entidades representativas. Fortalecer a ABEPSS significa fortalecer o próprio projeto profissional. Em tempos de disputas acirradas em torno dos diferentes projetos de sociedade, ter entidades representativas fortes garante que a profissão participe dessas disputas pautando as concepções de desenvolvimento social, democracia e justiça”, afirma a vice-coordenadora. 

O evento do dia 29 de março teve como tema “O Serviço Social na luta por Igualdade Racial e Direitos Humanos” e, além da cerimônia no campus Liberdade, que contou também com uma oficina estudantil na programação, foram realizadas atividades no campus dos Palmares, em Acarape. Na oportunidade, a professora Leila Passos apresentou a Plataforma Antirracista da ABEPSS. 

Durante o evento, também ocorreu a aula inaugural do curso, e contou com a participação de entidades como o CRESS-CE, o Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Ceará e ENESSO. A aula magna foi conduzida pela Secretária de Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira e pela coordenadora de Relações Internacionais da ABEPSS, Esther Lemos. A atividade foi mediada pela vice-coordenadora do curso da Unilab, Nathália Lima. 

Curso de Serviço Social da Unilab

O Curso de Serviço Social da Unilab foi criado em 2021, e atualmente conta com três turmas em andamento. “Como um curso novo, esperamos que a filiação consolide o norte de implementação do curso de Serviço Social da Unilab”, destaca Nathália, reforçando que é importante que, desde o início, o curso esteja articulado com o tripé da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão.  

A criação do curso foi impulsionada pelo Plano de Lutas da categoria via ações das entidades, com endosso, em carta de recomendação, pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) para criação do curso. Essa informação foi destacada, durante o evento, pela pró-reitora de Graduação da Unilab, Rosalina Semedo de Andrade Tavares, que foi uma das protagonistas responsável pelo processo de criação do curso da instituição. 

A Unilab foi criada em 2010 e tem como objetivo a integração dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de intercâmbios de docentes e discentes, fomento de pesquisas e oferta de ensino superior público a cidadãos de países, tais como: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau (região administrativa especial da China).
 














Voltar