Notícias

Internacional: ABEPSS se reúne com a Associação Internacional de Escolas de Serviço Social

19/05/2021

Encontro foi realizado de forma virtual no dia 11 de maio, e foi importante para reforçar a relação entre as entidades


 
No dia 11 de maio, a ABEPSS se reuniu com a Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (IASSW), de forma virtual. No encontro, as associações discutiram conjuntura, suas ações em meio à pandemia e a relação entre as entidades.  

Participaram da reunião o presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira, a presidenta da IASSW, Anna Maria Campanini, a integrante (member large) da IASSW, Alexandra Mustafá, e o Coordenador de Relações Internacionais da ABEPSS, Ramiro Dulcich. O encontro foi articulado por Alexandra Mustafá. 

Na reunião, a ABEPSS apresentou a situação do Brasil à IASSW, tanto no que diz respeito à conjuntura, com informações sobre a realidade da Covid-19 no Brasil, do aumento do desemprego e da fome no país, assim como os desafios da formação profissional e da educação de modo geral.

A presidenta da IASSW, Anna Maria Campanini, apresentou as ações desenvolvidas pela IASSW, os grupos de trabalho e pesquisa sobre a formação profissional em Serviço Social no mundo, com ênfase nos standarts/parâmetros mundiais de qualidade de formação. Campanini também apresentou as ações de acompanhamento e efetivação da agenda global para o Serviço Social, e ainda expôs as ações junto à Organização das Nações Unidas. 

No encontro, a integrante da IASSW, Alexandra Mustafá, apresentou o canal da IASSW Brasil no YouTube (Clique aqui e confira) que vem exibindo uma séria de entrevistas com assistentes sociais e refletindo sobre o trabalho e a formação neste momento de pandemia, por meio do projeto Crivando a Pandemia. 

As associações também concordaram em realizar lives em conjunto para dar visibilidade às relações entre as entidades, e também para debater os desafios para a formação profissional em Serviço Social no Brasil e no mundo. Mais informações, como datas de lives, serão divulgadas em breve! 

O presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira, destacou a importância do encontro para a reafirmação dos vínculos entre as instituições. “A reunião foi extremamente importante para reafirmarmos os vínculos entre a ABEPSS e a IASSW no sentido de avançar na direção do nosso projeto de formação profissional junto ao debate internacional. Anna Maria Campanini se mostrou muito solícita e disposta a construir espaços de reflexões críticas com as particularidades latino-americanas na formação profissional”, avaliou Teixeira. 

Relações institucionais 
Alexandra ressaltou que o encontro estreou um novo momento para a relação entre as entidades. “Este encontro, que foi muito proveitoso para que ambos os presidentes conhecessem melhor o que faz e como opera a entidade um do outro, inaugurou um novo momento na relação delas que se espera será profícuo e trará benefícios inúmeros para o ensino e para a pesquisa em Serviço Social, além de ser um canal novo através do qual os/as profissionais poderão se comunicar internacionalmente e trocar conhecimentos valiosos a respeito do fazer e do teorizar sobre o Serviço Social”, pontuou. 

Saiba mais sobre a IASSW: https://www.iassw-aiets.org/es/

Voltar