Notícias

Nota da ABEPSS em apoio à greve dos residentes em saúde

11/05/2021

Associação compreende as residências em saúde como uma importante modalidade de formação pós-graduada para a qualificação das/os trabalhadoras/es da saúde


 

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) manifesta o seu apoio a greve nacional dos Residentes em Saúde. 

No grave contexto da pandemia, o Fórum Nacional dos Residentes denuncia que centenas de residentes da saúde, de todo o Brasil, estão trabalhando na linha de frente na pandemia de Covid-19 sem recebimento da bolsa e da bonificação do Programa “Brasil conta comigo”, pagas pelo Ministério da Saúde. Além disso, até o presente momento parte das/os residentes não foram vacinadas/os. Essa situação se agrava com a inatividade da Comissão Nacional de Residências em Saúde (CNRMS), responsável por coordenar as residências nacionalmente, que não é convocada desde abril de 2019.

A ABEPSS compreende as residências em saúde como uma importante modalidade de formação pós-graduada para a qualificação das/os trabalhadoras/es da saúde. E reivindica que sejam garantidas todas as condições adequadas de trabalho, como acesso aos equipamentos de proteção individual, vacina e o recebimento da bolsa na data prevista. Reivindica também a retomada da CNRMS que tem papel importante na articulação e resolução de demandas inerentes à residência uni ou multiprofissional.

Essa posição já vem sendo defendida pela entidade desde o início da pandemia, expressa na nota disponível em: http://www.abepss.org.br/noticias/asresidencias-em-saude-e-o-servico-social-em-tempos-de-pandemia-covid19-374.

Brasília, 11 de maio de 2021
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ABEPSS - gestão: Aqui se Respira Luta
2021-2022

Voltar