Notícias

Nota da ABEPSS sobre o valor das taxas de inscrição do XVII ENPESS

27/07/2022

Entidade tomou decisão para evitar déficit financeiro e manter autonomia acadêmico-política. Confira


A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), em face das manifestações sobre o valor das taxas de inscrição do XVII ENPESS, vem a público compartilhar os argumentos que levaram à difícil decisão de estabelecer os valores referentes às taxas de inscrição, disponíveis na página oficial da entidade.

Consideramos se tratar de manifestações legítimas a partir da crise econômico-social e política que atravessamos. A ABEPSS, atenta às condições econômico-sociais do país nas últimas décadas, expressa nos baixos salários da categoria profissional, nos valores defasados das bolsas acadêmicas e no preço exorbitante de meios básicos, necessários à sobrevivência, vem mantendo uma taxa de inscrição praticamente invariável desde 2010. Em todas as versões anteriores, que ocorriam ao longo de 5 dias, o evento foi superavitário. Isso significava que, sem nenhum tipo de financiamento privado – o que garante a autonomia político-acadêmica das pautas e debates – o ENEPSS era um evento autofinanciado e o superávit permitia a sobrevivência da entidade no primeiro ano de gestão da nova diretoria eleita ao findar o ENPESS.

Com a crise sanitária da COVID-19, o XVII ENPESS é o primeiro encontro de grande porte após o tempo de isolamento social e terá o tempo de atividades presenciais reduzido a três dias, precedido de atividades remotas. Construímos essa alternativa na expectativa de que reduzindo o tempo de atividades presenciais poderíamos manter o valor das taxas inalteradas. 

Entretanto, ao iniciarmos o planejamento do evento, nos deparamos com uma alta considerável de preços de insumos e do valor da força de trabalho, necessários para a realização do evento, se compararmos ao último ENPESS, realizado há 4 anos. Após um rigoroso planejamento orçamentário observamos que se mantivéssemos a taxa de inscrição inalterada, o evento geraria para a ABEPSS um déficit de R$ 126.000,00. Por isso, assumimos a difícil decisão de estabelecer taxas de inscrição com 10% de aumento se comparadas com a edição de 2018. Com esse ajuste o evento não será superavitário, porém, não gerará déficit. 

Esses argumentos não resolvem a crise social e econômico-política que atravessamos e nem deslegitimam as críticas que expressam a mesma crise. Entretanto, consideramos indispensável compartilhar com a categoria os custos das escolhas ético-políticas inerentes à política de financiamento. O financiamento público é cada vez mais restrito, como produto da política destrutiva da coisa pública e das experiências coletivas de construção de alternativas que tenham na eliminação de qualquer forma de exploração e opressão seu principal objetivo. 

Manter a autonomia acadêmico-política foi nossa prioridade ao tomarmos essa decisão. As taxas de inscrição preveem descontos de acordo com os diferentes prazos e com a filiação institucional ou individual à entidade. Ainda dá tempo de fazer sua filiação individual e acessar os descontos!

Voltar